É NECESSÁRIO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? UMA ANÁLISE SOBRE OS CADERNOS DOS ESCOLARES
Abstract
O presente estudo apresenta uma investigação documental que tem como fonte de pesquisa cadernos de três alunos de três escolas diferentes no estado do Paraná, originária de um Trabalho de conclusão de Curso de Pedagogia. O objetivo desse trabalho é discutir a concepção de matemática apresentada nos cadernos do último ano de ensino da Educação Infantil, ou seja, do Infantil V, pretendendo revelar como vem sendo conduzida a formação da criança em relação aos conhecimentos matemáticos. Inicialmente discutiremos a função, objetivos e encaminhamentos pedagógicos presentes na educação infantil. Posteriormente, refletiremos sobre o porquê ensinar matemática na educação infantil pensando na formação humana. Por fim, analisamos os dados coletados mostrando o que nos revelam os cadernos sobre o ensino de matemática a partir dos três blocos de conteúdos propostos para a Educação Infantil: Números e Sistema de numeração; Grandezas e Medidas e Espaço e Forma. Esperamos com esse trabalho evidenciar possibilidades para a organização do ensino de matemática considerando as especificidades do desenvolvimento das crianças pequenas.
References
ARAÚJO, E. S. Matemática e Infância no "Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil": um olhar a partir da teoria histórico-cultural. Zetetiké, Campinas, v. 18, n. 33,p.137-171, jan./jun. 2010.
ARCE, A. Lina, uma criança exemplar! Friedrich Froebel e a pedagogia dos jardins-de-infância. Revista Brasileira de Educação, n. 20, p.107-119, maio/jun./jul./ago. 2002.
BRASIL, Lei nº. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Ministério da Educação e do Desporto, 1996.
______, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília:
Ministério da Educação e Cultura/Secretária da Educação Fundamental, 1998a, v.1.
______, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília:
Ministério da Educação e Cultura/Secretária da Educação Fundamental, 1998b, v.3.
CEDRO, W. L.; MOURA, M. O. de. Uma Perspectiva Histórico-Cultural Para O Ensino De Álgebra: O Clube De Matemática Como Espaço De Aprendizagem. Zetetiké, Campinas, v. 15, n.1, p.37-56, jan./jun. 2007.
ELKONIN, D. B. Característica general del desarrollo psíquico de los niños. In: SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A. N.; RUBINSHTEIN, S. L.;TIEPLOV, B. M. Psicología. México: Grijalbo, p. 493-503, 1969.
KRAMER, S. O papel social da Educação Infantil. Textos do Brasil Ministério das Relações Exteriores, Brasília, p. 45-49. 2000.
LARA, A. M. B.; SHIMADA, N. M. A função da Educação Infantil na Sociedade Contemporânea Brasileira. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas – História, Sociedade e Educação no Brasil, Campinas, 2006.
LEONTIEV, A. R. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
MACEDO, V. C. MORAES, S. P. G. Educação Infantil e o Ensino de Matemática: Refletindo as práticas de ensino em seu processo inicial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá, 2012.
MOURA, M. O. Matemática na Infância. In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Alfragide: Gailivro, p.39-64, 2007.
MOURA, M. O.; et al. Atividade Orientadora de Ensino. Diálogo Educação, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010.
MOYA, P.T. Princípios para a organização do ensino de matemática no primeiro ano do ensino fundamental.2015.167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.
NEVES, Rita de Araújo ; DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista, v.1, n.2, p.1-10, 2006.
NOGUEIRA, G. G. dos S. Interações e Brincadeiras Na Educação Infantil: o lúdico contribuindo com o desenvolvimento das crianças. Eventos Pedagógicos, v.6, n.4, p. 161-170, nov./dez. 2015.
SERRÃO, M. I. B.; et al. Relações entre Educação Infantil e Conhecimento Matemático. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Anais do XVI ENDIPE, Campinas: UNICAMP, 2012, p. 1912- 1923.
VIGNOTO, Juliana. O ensino de matemática no primeiro ano de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares. 2012. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).