A REVISTA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA PRODUÇÃO, CONSTRUÇÃO, PUBLICAÇÃO, PUBLICIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA

Resumo

Este artigo discute o hipergênero revista como suporte pedagógico para produção, construção, publicação, publicização e circulação de textos na escola. A partir do relato de experiência com o projeto A revista na escola, (desenvolvido em uma turma de 8º ano – 7ª série – de um colégio da rede particular de ensino) discorre-se sobre o processo de produção de textos que acontece na escola. O estudo está fundamentado na perspectiva teórica de estudo dos gêneros do discurso proposta por Bakhtin (2011) e relacionada à perspectiva teórica adotada por Adair Bonini (2011), que estabelece relações entre o gênero e o suporte que o veicula. A revista na escola contribui satisfatoriamente para a construção do espaço público de produção, veiculação e circulação de textos na escola, tão importante para que os alunos participem de práticas sociais de escrita e uso da linguagem

Biografia do Autor

Carlos Borges Júnior, Unitins

Professor da Universidade do Estado do Tocantins - UNITINS. Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Jornalismo pela mesma Universidade. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará, antigo campus de Marabá, atualmente Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Unifesspa.

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Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos