A REVISTA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA PRODUÇÃO, CONSTRUÇÃO, PUBLICAÇÃO, PUBLICIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA
Resumen
Este artigo discute o hipergênero revista como suporte pedagógico para produção, construção, publicação, publicização e circulação de textos na escola. A partir do relato de experiência com o projeto A revista na escola, (desenvolvido em uma turma de 8º ano – 7ª série – de um colégio da rede particular de ensino) discorre-se sobre o processo de produção de textos que acontece na escola. O estudo está fundamentado na perspectiva teórica de estudo dos gêneros do discurso proposta por Bakhtin (2011) e relacionada à perspectiva teórica adotada por Adair Bonini (2011), que estabelece relações entre o gênero e o suporte que o veicula. A revista na escola contribui satisfatoriamente para a construção do espaço público de produção, veiculação e circulação de textos na escola, tão importante para que os alunos participem de práticas sociais de escrita e uso da linguagemCitas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
________; VOLOCHÍNOV. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 2009.
BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: Questões de pesquisa e ensino. In: Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura: “Um fio de Ariadne” no labirinto do ensino nes-te limiar de milênio? In: Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.
GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In. GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
________. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In. CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
LEITE, Lígia Chiappini de Moraes. Gramática e Literatura: desencontros e esperanças. In GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. A questão do suporte dos gêneros textuais. In: Língua, linguística e literatura. João Pessoa, vol.1, nº1, 2003.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.
POSSENTI, Sírio. Sobre o ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da Linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.
SOARES, Magda. Português na escola – história de uma disciplina escolar. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002.
VOGEL, Daisi Irmgard. O caso de Senhor com a literatura: notas sobre a revista e o acontecimento. In LEAL, Bruno Souza; ANTUNES, Elton; VAZ, Paulo Bernardo (Orgs.). Jornalismo e Acontecimento: Percursos Metodológicos. Vol. 2. Florianópo-lis: Insular, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).