A REVISTA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA PRODUÇÃO, CONSTRUÇÃO, PUBLICAÇÃO, PUBLICIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA
Abstract
Este artigo discute o hipergênero revista como suporte pedagógico para produção, construção, publicação, publicização e circulação de textos na escola. A partir do relato de experiência com o projeto A revista na escola, (desenvolvido em uma turma de 8º ano – 7ª série – de um colégio da rede particular de ensino) discorre-se sobre o processo de produção de textos que acontece na escola. O estudo está fundamentado na perspectiva teórica de estudo dos gêneros do discurso proposta por Bakhtin (2011) e relacionada à perspectiva teórica adotada por Adair Bonini (2011), que estabelece relações entre o gênero e o suporte que o veicula. A revista na escola contribui satisfatoriamente para a construção do espaço público de produção, veiculação e circulação de textos na escola, tão importante para que os alunos participem de práticas sociais de escrita e uso da linguagemReferences
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
________; VOLOCHÍNOV. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 2009.
BONINI, Adair. Os gêneros do jornal: Questões de pesquisa e ensino. In: Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
COELHO, Nelly Novaes. A literatura: “Um fio de Ariadne” no labirinto do ensino nes-te limiar de milênio? In: Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.
GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In. GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
________. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
GOULEMOT, Jean Marie. Da leitura como produção de sentidos. In. CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
LEITE, Lígia Chiappini de Moraes. Gramática e Literatura: desencontros e esperanças. In GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. A questão do suporte dos gêneros textuais. In: Língua, linguística e literatura. João Pessoa, vol.1, nº1, 2003.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.
POSSENTI, Sírio. Sobre o ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da Linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.
SOARES, Magda. Português na escola – história de uma disciplina escolar. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002.
VOGEL, Daisi Irmgard. O caso de Senhor com a literatura: notas sobre a revista e o acontecimento. In LEAL, Bruno Souza; ANTUNES, Elton; VAZ, Paulo Bernardo (Orgs.). Jornalismo e Acontecimento: Percursos Metodológicos. Vol. 2. Florianópo-lis: Insular, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).