A EFICÁCIA DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DE RELATOS CLÍNICOS

  • Juliana M. Provenciato (Instituto de Excelência em Educação e Saúde), Palmas/TO
  • Nayla Tomaz Castro (Instituto de Excelência em Educação e Saúde), Palmas/TO
  • Fernando Carvalho Instituto de Excelência em Educação e Saúde, Palmas/TO

Resumen

Introdução: As rugas faciais, linhas de expressões e flacidez tissular constituem um dos parâmetros mais visíveis do fenômeno fisiológico do envelhecimento cutâneo, o envelhecimento da pele um fenômeno fisiológico irreversível e evolutivo. Tradicionalmente, a face é uma das primeiras partes do corpo a ser avaliada durante uma inspeção para se realizar um diagnóstico. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, esta avaliação pode nos revelar desequilíbrios no fluxo do Qi (energia), comprometendo a saúde do cliente. A acupuntura deve ser estudada no tratamento das rugas, visto que faltam estudos acerca desta importante técnica. Objetivo: O presente estudo tem a finalidade de avaliar a eficácia da acupuntura estética no tratamento do rejuvenescimento cutâneo, de forma que amenize as linhas de expressões e rugas. Metodologia: A pesquisa foi realizada no banco de dados das plataformas Pubmed, Medline, Lilacs, Scielo e Google Acadêmico. Foram selecionados 10 artigos científicos abordando os temas relacionados à presente pesquisa, entre o período de 2003 a 2018. Resultados/Discussão: A acupuntura atua desobstruindo os canais energéticos, equilibrando a energia vital do organismo e promovendo a interação entre o corpo, a mente e o espírito. Dessa forma, ocorre a harmonização energética sistêmica do corpo, ativando a microcirculação local, contribuindo para a restauração da homeostase e estimulando a proliferação de fibroblastos. Dessa forma, resulta em uma maior síntese e deposição de colágeno, suavizando as linhas de expressões, rugas e a flacidez tissular. A técnica também estimula a eliminação das toxinas, diminuindo a produção de radicais livres, que são os principais responsáveis pelo processo de envelhecimento. Conclusão: Foi constatada, neste estudo, a eficácia da acupuntura no tratamento estético para suavizar as linhas de expressões e rugas. Porém, sugere-se a realização de pesquisas atuais para averiguar melhor seus efeitos, se estes são temporários ou definitivos, e se tem aspecto preventivo ou curativo. Faltam mais pesquisas experimentais sobre a quantidade de sessões de acupuntura para melhor efeito na redução de rugas.

Biografía del autor/a

Juliana M. Provenciato, (Instituto de Excelência em Educação e Saúde), Palmas/TO

Biomédica. Discente na Pós-graduação em Biomedicina Estética pelo IEES (Instituto de Excelência em Educação e Saúde, Palmas/TO.

Nayla Tomaz Castro, (Instituto de Excelência em Educação e Saúde), Palmas/TO

Fisioterapeuta. Discente em Fisioterapia Dermato Funcional pelo IEES (Instituto de Excelência em Educação e Saúde, Palmas/TO.

Fernando Carvalho, Instituto de Excelência em Educação e Saúde, Palmas/TO

Educador físico. Docente em Saúde Estética pelo IEES (Instituto de Excelência em Educação e Saúde, Palmas/TO. 

 

Citas

CRUZ, F.L.S., PEREIRA, L.P. Estética facial: acupuntura no tratamento de rugas. Revista Saúde em Foco. Edição nº 10. p. 181-185. 2018.

DORAN, VIRGINIA. An Introduction to Facial Revitalisation Acupuncture. Ejom. v. 5. n. 5. p. 181-185. 2016.

FERNANDES, V. S.; FRANÇA, D.; CORTEZ, C. M.; SILVA, G.; PEREIRA, F. Acupuntura cinética: Tratamento sistemático do aparelho locomotor e neuromuscular da face por acupuntura associada à cinesioterapia. Revista Fisioterapia Brasil. Vol. 4, N. 3. p. 185-194. 2003.

SANTOS, LANA RITA DE OLIVEIRA LIMA; NASCIMENTO, LARISSA DE OLIVEIRA LIMA SANTOS; BRITO, JOSY QUÉLVIA ALVES. Acupuntura como Tratamento do Rejuvenescimento Facial: Uma Revisão Literária. Mult. Psic. v. 12. n. 40. p. 382-396. 2018.

TATENO, AMANDA SUMIE HUERTAS; OLIVEIRA, BRUNA; SCUVERO, JANAINA; FERREIRA, RAQUEL; FIGUEIREDO, MARTA REGINA; ANDRADE, NATALIE SOUZA DE; SANTOS, JOSÉ AILTON. Utilização da acupuntura como tratamento preventivo do envelhecimento facial. Revista Belezain. Edição nº 1. p. 1-12. 2015.

WEN, T. S. Acupuntura Clássica Chinesa. 11. ed. Cultrix. . São Paulo, 226p., 2005.

Publicado
2019-10-10
Sección
Artigos