RESENHA DO LIVRO “O VALOR DE EDUCAR” DE FERNANDO SAVATER

  • Ilda Neta Silva de Almeida Faculdade ITOP
  • Valter Domingos Rezende Carvalho Rede Municipal de Ensino de Palmas-TO
  • Adriana Londina Silva de Almeida Faculdade Wallon

Resumen

O autor, Fernando Savater, é espanhol, reside no país Basco, nasceu em 21 de Junho de 1947 . Conhecido por ser um filósofo da ética e da educação, ativista em movimentos contra o nacionalismo e o terrorismo. É professor catedrático de ética, formado em letras e filosofia. Obteve influencias de Nietzsche e Spinoza. Escreveu mais de cinqüenta obras, que formam traduzidas em muitos idiomas.
Abordaremos aqui sobre a obra “O valor de educar” escrita em 1997 de forma filosófica, sociológica e pedagógica em que aponta sua preocupação com a crise da educação espanhola. É interessante que, vinte anos mais tarde, hoje, em 2019, as reflexões apontadas no livro se encontram ainda atuais e pertinentes a realidades e questões do nosso tempo e do nosso país, Brasil. “Falarei do valor de educar no duplo sentido da palavra “valor”. Quero dizer que a educação é valiosa e válida, mas também que é um ato de coragem, um passo a frente da valentia humana. Covardes e receosos abstenham-se (SAVATER, 1998, p 24).”

Biografía del autor/a

Ilda Neta Silva de Almeida, Faculdade ITOP

Graduação em Pedagogia pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2006). Especialização em Docência Universitária, pela Faculdade Araguaia(2008). Especialização em Sociologia e Educação , pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2009). Professora celetista do Curso de Pedagogia da Faculdade Itop e professora efetiva da rede Estadual de Ensino no município de Palmas-TO.

Valter Domingos Rezende Carvalho , Rede Municipal de Ensino de Palmas-TO

Jornalista e comunicólogo (2007), Letras (2013), Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas. Professor da Rede Municipal de Ensino de Palmas. 

Adriana Londina Silva de Almeida , Faculdade Wallon

Pedagoga (2019) Faculdade Wallon. 

Citas

SAVATER, Fernando. O valor de Educar. São Paulo; Martins, 1998.

Publicado
2019-12-20