O BRINCAR LIVRE NUMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IRECÊ (BA): CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM FOCO

  • Joelma Gomes de Bispo Universidade do Estado da Bahia
  • Risocleide Nunes da Silva Dourado Universidade do Estado da Bahia
  • Emanuela Oliveira Carvalho Dourado Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Brincar livre. Concepções. Creche. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como os professores de uma creche pública do município de Irecê (BA) concebem e estruturam as práticas pedagógicas voltadas para o brincar livre. A investigação foi inspirada na etnografia, com realização de observação participante e entrevista com três professoras de crianças de 1 a 3 anos. Traz reflexividades sobre concepções do brincar livre e sua importância para o desenvolvimento global das crianças, apoiado em autores como Almeida (2017), Barbosa e Fortuna (2015), Corsaro (2011), Kishimoto (2014). O estudo evidencia que as professoras, participantes da pesquisa, compreendem a dimensão pedagógica do brincar livre e planejam os espaços nos quais esses momentos podem acontecer. A construção de processos que possam qualificar mais essas experiências, de acordo com a investigação, parece exigir amplas reflexividades do papel do adulto como mediador e iniciador da brincadeira e dos critérios para a organização de agrupamentos envolvendo as diferentes idades.

Biografia do Autor

Joelma Gomes de Bispo, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação e Contemporaneidade, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), instituição que atua como docente desde 2006. Atualmente é professora da UNEB/Câmpus VIII/Paulo Afonso-Ba, no Curso de Pedagogia, na área de Educação e Infância; Educação, Ludicidade e Corporeidade; e Processos de Alfabetização. Membro do grupo de Pesquisa Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade (FORPEC), coordenadora da linha de pesquisa “Educação e Infância: Cultura, políticas e práticas pedagógicas”. Também coordena o subprojeto PIBID/UNEB e o Curso de Extensão “Encontro na/com a Brinquedoteca”.

 

Risocleide Nunes da Silva Dourado, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Câmpus XVI/Irecê-BA. Foi Bolsista ID do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolveu a pesquisa “O Brincar Livre na Creche Municipal Dean Moitinho Menezes em Irecê-Ba: Concepção e Prática Docente”, atualmente é educadora social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Emanuela Oliveira Carvalho Dourado, Universidade do Estado da Bahia

Doutora (2013) e Mestra (2009) em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2004) e Licenciada em Pedagogia (2002) pela Universidade do Estado da Bahia, da qual é docente desde 2005. Atualmente, atua como Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado Profissional de Educação e Diversidade.

Referências

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Publicado
2019-11-11