O BRINCAR LIVRE NUMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE IRECÊ (BA): CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM FOCO
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar como os professores de uma creche pública do município de Irecê (BA) concebem e estruturam as práticas pedagógicas voltadas para o brincar livre. A investigação foi inspirada na etnografia, com realização de observação participante e entrevista com três professoras de crianças de 1 a 3 anos. Traz reflexividades sobre concepções do brincar livre e sua importância para o desenvolvimento global das crianças, apoiado em autores como Almeida (2017), Barbosa e Fortuna (2015), Corsaro (2011), Kishimoto (2014). O estudo evidencia que as professoras, participantes da pesquisa, compreendem a dimensão pedagógica do brincar livre e planejam os espaços nos quais esses momentos podem acontecer. A construção de processos que possam qualificar mais essas experiências, de acordo com a investigação, parece exigir amplas reflexividades do papel do adulto como mediador e iniciador da brincadeira e dos critérios para a organização de agrupamentos envolvendo as diferentes idades.
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