SOBRE (VIVÊNCIAS): O DESAFIO CONTÍNUO DE SER PROFESSOR

  • Reni Burei de Lara UNEMAT
  • Rosane Duarte Rosa Seluchinesk Universidade Estadual de Mato Grosso

Resumen

Esta pesquisa procura abordar o “ser professor”, a luz da Teoria das Representações Sociais, com o intuito de compreender sua forma de expressão. Para tanto, busca-se analisar o perfil identitário do professor como sujeitos que constroem representações sociais de diferentes fenômenos, e assim configuram sua identidade. A partir desta configuração e interação desenvolvidas em grupo, estes indivíduos procuram estabelecer o suporte e fortalecimento necessário para suas práticas, que apesar de serem construídas por meio de concepções individuais, trazem traços de singular correspondência entre os mesmos. Trata-se, portanto, de uma abordagem qualitativa dos anseios e expectativas destes profissionais nos dias atuais. Os resultados evidenciam que a representação social da própria profissão é complexa e permeada por elementos subjetivos. São reações e expectativas para com seu trabalho, que no tocante dos resultados, configura um conjunto de concepções que muito se assemelham e interferem em suas práticas diárias.

Biografía del autor/a

Reni Burei de Lara , UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela UFMT/2004. Especialização em Educação Interdisciplinar ICE/2005 - 2006.

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, Universidade Estadual de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação pela UFPR, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UNB e Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso. 

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Publicado
2019-08-08