O USO DAS TICs POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ESTUDO REALIZADO NA E.E. MACHADO DE ASSIS - NOVA MONTE VERDE – MT

  • Claudineia Schadek Labiak Burei FIESA
  • Rosane Duarte Rosa Seluchinesk UNEMAT

Resumen

Este artigo tem como escopo realizar um estudo sobre a utilização, o acesso e as orientações relacionadas ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), por alunos de 13 e 14 anos do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Machado de Assis, no município de Nova Monte Verde - MT. A pesquisa foi feita a partir de uma coleta de dados, organizada em 03 eixos de análise, objetivando: destacar as contribuições do uso das TIC na contemporaneidade, evidenciar as finalidades do uso das TIC, e verificar o tempo que os entrevistados estão disponibilizando para o uso dessas tecnologias. O estudo aponta, entre outras questões, sobre a importância de a sociedade, por meio de seus diversos segmentos, a família, bem como o Estado, compreenderem seus deveres, no que concerne à necessidade de acompanhamento e orientações, relacionadas ao uso das tecnologias, de forma mais consciente, junto ao público de crianças e adolescentes.

Biografía del autor/a

Claudineia Schadek Labiak Burei, FIESA

Possui graduação em Pedagogia pela União das Faculdades de Alta Floresta (2007), com especialização em Psicopedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil.

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, UNEMAT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação pela UFPR, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UNB e Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Citas

ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de. PROINFO: Informática e Formação de Professores. vol.1. Série de Estudos Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed. 2000b.

BEVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc. Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, dez. 2009. Disponível em . Acesso em 24 de abril de 2019.

DEMO, Pedro. “Tecnofilia & Tecnofobia”. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan./abr. 2009. Boletim Técnico do Senac- a Revista da Educação Profissional.

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2015.

LEÃO, Cris. 10 razões para se proibir tecnologia para crianças. 2014. Disponível em: Acesso em: 17/05/2018.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MONTEIRO, Ana Francisca; OSORIO, António José. Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspectiva das crianças. Rev. Port. de Educação, Braga, v. 28, n. 1, p. 35-57, jun. 2015. Disponível em: . Acesso em 24 abr. 2019.

NABUCO, Cristiano. ‘Estamos criando uma geração de alienados’, afirma psicólogo do HC. Estadão. 13/09/2016. Vida & Estilo. Entrevista concedida a Rita Lisauskas. Disponível em: . Acesso em: 17/05/2018.

PAIVA. Natália Moraes Nolêto de. COSTA, Johnatan da Silva. A influência da tecnologia na infância: Desenvolvimento ou ameaça? Psicologia PT, o portal dos psicólogos. 02.01.2015. Disponível em: . Acesso em 25/04/2019.

PRENSKI. Marc. Nativos e imigrantes Digitais De On the Horizon (NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001) © 2001 Marc Presnky Tradução Roberta de Moraes Jesus de Souza. UCG.

SILVA, Patrícia Fernanda da. O Uso das Tecnologias Digitais com crianças de 7 meses a 7 anos: como as crianças estão se apropriando das tecnologias digitais na primeira infância. Tese de Doutorado Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Informática. Porto Alegre, 2017. Disponível em: . Acesso em 25/04/2019.

SOUZA, Dercia de Antunes e OLIVEIRA, Joyce Alessandra de Moraes. Uso de Tecnologias Digitais por Crianças e Adolescentes: potenciais ameaças em seus inter-relacionamentos – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologias. 2007. Disponível em: . Acesso em: 27/09/2018.

SOUZA, Iderléia Sousa e MILHOMEM, Maria Araújo, A importância do uso das tecnologias no contexto escolar. Revista TECBRASIL. Volume 2. João Pessoa, 2018. Disponível em: . Acesso em: 18/05/2018.

ROCHA, Rozane de Fátima Zaionz da. A tecnologia no processo ensino aprendizagem na percepção dos professores das escolas de tempo integral da rede pública municipal de Curitiba. Tese (Doutorado em Tecnologia) Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2018.

VELLOSO, Mário A. L.; LOPES, Paulo C. Protegendo os inocentes. Revista Fonte. Ano 4, nº 07, p. 84 – 92, julho de dezembro de 2007.
Publicado
2019-08-08