O USO DAS TICs POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ESTUDO REALIZADO NA E.E. MACHADO DE ASSIS - NOVA MONTE VERDE – MT
Abstract
Este artigo tem como escopo realizar um estudo sobre a utilização, o acesso e as orientações relacionadas ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), por alunos de 13 e 14 anos do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Machado de Assis, no município de Nova Monte Verde - MT. A pesquisa foi feita a partir de uma coleta de dados, organizada em 03 eixos de análise, objetivando: destacar as contribuições do uso das TIC na contemporaneidade, evidenciar as finalidades do uso das TIC, e verificar o tempo que os entrevistados estão disponibilizando para o uso dessas tecnologias. O estudo aponta, entre outras questões, sobre a importância de a sociedade, por meio de seus diversos segmentos, a família, bem como o Estado, compreenderem seus deveres, no que concerne à necessidade de acompanhamento e orientações, relacionadas ao uso das tecnologias, de forma mais consciente, junto ao público de crianças e adolescentes.
References
BEVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc. Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, dez. 2009. Disponível em
DEMO, Pedro. “Tecnofilia & Tecnofobia”. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan./abr. 2009. Boletim Técnico do Senac- a Revista da Educação Profissional.
CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. v. 1.
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas Técnicas para o Trabalho Científico. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2015.
LEÃO, Cris. 10 razões para se proibir tecnologia para crianças. 2014. Disponível em:
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
MONTEIRO, Ana Francisca; OSORIO, António José. Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspectiva das crianças. Rev. Port. de Educação, Braga, v. 28, n. 1, p. 35-57, jun. 2015. Disponível em:
NABUCO, Cristiano. ‘Estamos criando uma geração de alienados’, afirma psicólogo do HC. Estadão. 13/09/2016. Vida & Estilo. Entrevista concedida a Rita Lisauskas. Disponível em:
PAIVA. Natália Moraes Nolêto de. COSTA, Johnatan da Silva. A influência da tecnologia na infância: Desenvolvimento ou ameaça? Psicologia PT, o portal dos psicólogos. 02.01.2015. Disponível em:
PRENSKI. Marc. Nativos e imigrantes Digitais De On the Horizon (NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001) © 2001 Marc Presnky Tradução Roberta de Moraes Jesus de Souza. UCG.
SILVA, Patrícia Fernanda da. O Uso das Tecnologias Digitais com crianças de 7 meses a 7 anos: como as crianças estão se apropriando das tecnologias digitais na primeira infância. Tese de Doutorado Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Informática. Porto Alegre, 2017. Disponível em:
SOUZA, Dercia de Antunes e OLIVEIRA, Joyce Alessandra de Moraes. Uso de Tecnologias Digitais por Crianças e Adolescentes: potenciais ameaças em seus inter-relacionamentos – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologias. 2007. Disponível em:
SOUZA, Iderléia Sousa e MILHOMEM, Maria Araújo, A importância do uso das tecnologias no contexto escolar. Revista TECBRASIL. Volume 2. João Pessoa, 2018. Disponível em:
ROCHA, Rozane de Fátima Zaionz da. A tecnologia no processo ensino aprendizagem na percepção dos professores das escolas de tempo integral da rede pública municipal de Curitiba. Tese (Doutorado em Tecnologia) Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2018.
VELLOSO, Mário A. L.; LOPES, Paulo C. Protegendo os inocentes. Revista Fonte. Ano 4, nº 07, p. 84 – 92, julho de dezembro de 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).