EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA DO TOCANTINS: EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES

  • Rejane Cleide Medeiros de Almeida Universidade Federal do Tocantins

Resumen

O artigo é resultado da pesquisa de doutorado. As reflexões que se apresentam tratam-se da formação política e educação no Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra- MST, Tocantins, contendo análises sobre ações de organicidade do movimento, como possibilidade de práticas educativas em espaços não escolares. O objetivo é compreender como ocorre o processo de formação política e a educação na organização do MST no estado do Tocantins e de que forma esse processo formativo gera práticas educativas e aponta para mudanças na cultura política. Na metodologia desenvolvida adotou-se uma abordagem predominantemente qualitativa. As técnicas utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, questionário (com perguntas abertas e fechadas) e observação sistemática em fóruns, encontros regionais, seminários, ocupações, congressos, processo de formação política, grupos de estudos temáticos e estratégicos do movimento. A pesquisa apontou que a práxis do MST e a relação com a formação política possibilitam um processo de organização nos territórios em disputa.

Biografía del autor/a

Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Sociologia (UFG), Mestre em Educação (UFG), Especialista em Agroecologia (UEG), Graduação em História (UFPE) e Pedagogia (UFPA), professora do curso de Educação do campo- UFT, Tocantinópolis. Professora e vice-coordenadora do programa de pós-graduação em Estudos e Território (PPGCult). Estuda os temas relacionados a Territórios, territorialidades, Cultura, Movimentos sociais do campo, Nova Cartografia Social (PNCSA), Povos e comunidades tradicionais, Educação popular e do campo, Mulheres camponesas e práticas agroecológicas.

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Publicado
2019-12-20