EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA DO TOCANTINS: EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES

  • Rejane Cleide Medeiros de Almeida Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Práxis. Práticas educativas. MST.

Resumo

O artigo é resultado da pesquisa de doutorado. As reflexões que se apresentam tratam-se da formação política e educação no Movimento dos trabalhadores rurais Sem Terra- MST, Tocantins, contendo análises sobre ações de organicidade do movimento, como possibilidade de práticas educativas em espaços não escolares. O objetivo é compreender como ocorre o processo de formação política e a educação na organização do MST no estado do Tocantins e de que forma esse processo formativo gera práticas educativas e aponta para mudanças na cultura política. Na metodologia desenvolvida adotou-se uma abordagem predominantemente qualitativa. As técnicas utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, questionário (com perguntas abertas e fechadas) e observação sistemática em fóruns, encontros regionais, seminários, ocupações, congressos, processo de formação política, grupos de estudos temáticos e estratégicos do movimento. A pesquisa apontou que a práxis do MST e a relação com a formação política possibilitam um processo de organização nos territórios em disputa.

Biografia do Autor

Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Sociologia (UFG), Mestre em Educação (UFG), Especialista em Agroecologia (UEG), Graduação em História (UFPE) e Pedagogia (UFPA), professora do curso de Educação do campo- UFT, Tocantinópolis. Professora e vice-coordenadora do programa de pós-graduação em Estudos e Território (PPGCult). Estuda os temas relacionados a Territórios, territorialidades, Cultura, Movimentos sociais do campo, Nova Cartografia Social (PNCSA), Povos e comunidades tradicionais, Educação popular e do campo, Mulheres camponesas e práticas agroecológicas.

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Publicado
2019-12-20