APOSTILAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CONTEÚDOS REGULATÓRIOS DA INFÂNCIA

  • Aline Helena Mafra Rebelo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Márcia Buss-Simão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thais Fogaça Cavalheiro Colégio Bom Jesus (Blumenau - SC)

Resumen

Este texto apresenta as contribuições de uma pesquisa desenvolvida em nível de graduação, cujo objetivo foi investigar os conteúdos que compõem apostilas destinadas à Educação Infantil, tomando como campo de análise a experiência da Rede Municipal de Itapema (SC), que estabeleceu convênio entre 2012 a 2016 com o Sistema de Ensino “Aprende Brasil”. Por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), enquanto procedimento metodológico, em diálogo com uma Pedagogia da Infância, assumida como referencial teórico, construiu-se as seguintes categorias de análise: “As múltiplas linguagens reguladas e limitadas pelas apostilas” e “A proposição de jogos e brincadeiras por conteúdos temáticos”. Através desta sistematização dos dados gerados, constatou-se a regulação da infância através de atividades propostas pelas apostilas, pautadas por conteúdos didatizados e descontextualizados, por sua vez traduzidos em atividades cujo propósito é a reprodução de estereótipos e a aquisição de habilidades a serem apropriados pelas crianças.

Biografía del autor/a

Aline Helena Mafra Rebelo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Educação pela mesma universidade (2015). Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar. Atualmente é professora substituta do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atua na formação continuada junto a profissionais da Educação Infantil nos municípios de Gaspar, Palhoça e Itapema (SC). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, sediado na UFSC e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil - GEDIN, sediado na UDESC.

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Estudos Especializados em Educação - UFSC/EED. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. Está como editora da Revista Zero-a-Seis e Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC) e integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL.

Thais Fogaça Cavalheiro, Colégio Bom Jesus (Blumenau - SC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atua como professora de Educação Infantil no Colégio Bom Jesus (Blumenau - SC).

Citas

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Publicado
2019-11-11