APOSTILAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CONTEÚDOS REGULATÓRIOS DA INFÂNCIA
Abstract
Este texto apresenta as contribuições de uma pesquisa desenvolvida em nível de graduação, cujo objetivo foi investigar os conteúdos que compõem apostilas destinadas à Educação Infantil, tomando como campo de análise a experiência da Rede Municipal de Itapema (SC), que estabeleceu convênio entre 2012 a 2016 com o Sistema de Ensino “Aprende Brasil”. Por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), enquanto procedimento metodológico, em diálogo com uma Pedagogia da Infância, assumida como referencial teórico, construiu-se as seguintes categorias de análise: “As múltiplas linguagens reguladas e limitadas pelas apostilas” e “A proposição de jogos e brincadeiras por conteúdos temáticos”. Através desta sistematização dos dados gerados, constatou-se a regulação da infância através de atividades propostas pelas apostilas, pautadas por conteúdos didatizados e descontextualizados, por sua vez traduzidos em atividades cujo propósito é a reprodução de estereótipos e a aquisição de habilidades a serem apropriados pelas crianças.
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