PROFESSOR OU BACHAREL? UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (2003-2016)
Resumen
Este trabalho discute a formação de professores em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem-se como objetivo investigar e analisar como os projetos de pesquisa executados pelos docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIFAP, no período de 2003 a 2016, relacionam-se com a formação acadêmica do futuro professor. Para tanto parte-se da avaliação de determinantes macroestruturais tais como a contrarreforma do Estado a partir da década de 90 e a interferência de organismos internacionais na formulação de políticas de formação docente. Trata-se de pesquisa documental em que foi feito levantamento e triagem de informações segundo o objeto de estudo. Constatou-se que existe baixa produção acadêmica de pesquisas relacionadas ao campo educacional, no tocante a formação e atuação docente no campo das ciências biológicas.
Citas
DO CARMO, Maurilene; DE PAULA GONÇALVES, Ruth Maria; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. O ideário (anti) pedagógico da Educação para Todos: desdobramentos sobre a formação do professor e sua prática. O Movimento de Educação para Todos e a crítica marxista, v.1, n. 3, p. 105.
FREITAS, Helena. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100>. Acesso em: 10/04/2016.
MARQUES, M. O. Formação do profissional da educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2003,
236p.
MAÚES. Olgaíses; GUIMARÃES, André. O trabalho docente nas universidades federais: carreira e (des)valorização. In: Assimetrias e desafios na produção do conhecimento em educação: a pós-graduação nas regiões norte e nordeste. Rio de Janeiro: ANPED, 2015.
MAÚES, Olgaíses; SEGENREICH, Stella; OTRANTO, Celia. As políticas de formação de professores: a expansão comprometida. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 42-72, jan./abr. 2015. Disponível em:
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça. Política de formação de professores: desafios no contexto da crise atual. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. Especial, p.216-224, mai. 2009. Disponível em:
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em:
UNIFAP. Universidade Federal do Amapá. Projeto político-pedagógico do Curso de Ciências Biológicas. Macapá: UNIFAP, 2008. Disponível em:
UNIFAP. Universidade Federal do Amapá. Projeto político-pedagógico do Curso de Ciências Biológicas. Macapá: UNIFAP, 2014. Disponível em: http://www2.unifap.br/biologia/files/2015/01/PPPBACHARELADOBIOL%C3%93GICAS-corrigido-1.pdf. Acesso em: 3/01/2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).