PROFESSOR OU BACHAREL? UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (2003-2016)

  • José Almir Brito dos Santos Universidade Federal do Amapá
  • Diana Regina dos Santos Alves Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Arthane Menezes Figueirêdo Universidade Federal do Amapá
Palavras-chave: Formação de professores. Ciências Biológicas. UNIFAP.

Resumo

Este trabalho discute a formação de professores em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem-se como objetivo investigar e analisar como os projetos de pesquisa executados pelos docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIFAP, no período de 2003 a 2016, relacionam-se com a formação acadêmica do futuro professor. Para tanto parte-se da avaliação de determinantes macroestruturais tais como a contrarreforma do Estado a partir da década de 90 e a interferência de organismos internacionais na formulação de políticas de formação docente. Trata-se de pesquisa documental em que foi feito levantamento e triagem de informações segundo o objeto de estudo. Constatou-se que existe baixa produção acadêmica de pesquisas relacionadas ao campo educacional, no tocante a formação e atuação docente no campo das ciências biológicas. 

Biografia do Autor

José Almir Brito dos Santos, Universidade Federal do Amapá

Mestrando em Educação, Especialista em Políticas Educacionais e Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É professor de Biologia na Educação Básica da rede Municipal de Santana/Ap.

Diana Regina dos Santos Alves Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Desenvolvimento Regional e Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É professora efetiva do curso de Pedagogia da UNIFAP.

Arthane Menezes Figueirêdo, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Desenvolvimento Regional e Pedagoga pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É professora efetiva do curso de Pedagogia e do Programa de pós graduação em Educação da UNIFAP.

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Publicado
2019-07-18