PROFESSOR OU BACHAREL? UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (2003-2016)
Abstract
Este trabalho discute a formação de professores em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tem-se como objetivo investigar e analisar como os projetos de pesquisa executados pelos docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIFAP, no período de 2003 a 2016, relacionam-se com a formação acadêmica do futuro professor. Para tanto parte-se da avaliação de determinantes macroestruturais tais como a contrarreforma do Estado a partir da década de 90 e a interferência de organismos internacionais na formulação de políticas de formação docente. Trata-se de pesquisa documental em que foi feito levantamento e triagem de informações segundo o objeto de estudo. Constatou-se que existe baixa produção acadêmica de pesquisas relacionadas ao campo educacional, no tocante a formação e atuação docente no campo das ciências biológicas.
References
DO CARMO, Maurilene; DE PAULA GONÇALVES, Ruth Maria; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. O ideário (anti) pedagógico da Educação para Todos: desdobramentos sobre a formação do professor e sua prática. O Movimento de Educação para Todos e a crítica marxista, v.1, n. 3, p. 105.
FREITAS, Helena. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100>. Acesso em: 10/04/2016.
MARQUES, M. O. Formação do profissional da educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2003,
236p.
MAÚES. Olgaíses; GUIMARÃES, André. O trabalho docente nas universidades federais: carreira e (des)valorização. In: Assimetrias e desafios na produção do conhecimento em educação: a pós-graduação nas regiões norte e nordeste. Rio de Janeiro: ANPED, 2015.
MAÚES, Olgaíses; SEGENREICH, Stella; OTRANTO, Celia. As políticas de formação de professores: a expansão comprometida. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 42-72, jan./abr. 2015. Disponível em:
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça. Política de formação de professores: desafios no contexto da crise atual. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. Especial, p.216-224, mai. 2009. Disponível em:
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em:
UNIFAP. Universidade Federal do Amapá. Projeto político-pedagógico do Curso de Ciências Biológicas. Macapá: UNIFAP, 2008. Disponível em:
UNIFAP. Universidade Federal do Amapá. Projeto político-pedagógico do Curso de Ciências Biológicas. Macapá: UNIFAP, 2014. Disponível em: http://www2.unifap.br/biologia/files/2015/01/PPPBACHARELADOBIOL%C3%93GICAS-corrigido-1.pdf. Acesso em: 3/01/2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).