AS PRÁTICAS DE EQUIDADE SOCIOCULTURAIS DO PROFESSOR

Resumen

Para que o desenvolvimento do presente artigo fosse alcançado, foi necessário que antes a palavra cultura fosse alvo de definição. A óptica foi adotada foi a de Raymond Williams. Assim, percebemos cultura como a junção de atividades direcionadas às bases/fundamentos sociais, atuando de maneira enfrentadora a crenças que podem ser debilitadoras e/ou paralisantes. A Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, é uma importante lei orientadora da forma de conduta do corpo docente e quanto aos princípios educacionais que devem ser seguidos. Dessa forma, compreendemos que temáticas e práticas como rodas de conversa, leitura, literatura, feminismo, educação sexual, culinária, racismo, costura etc não são comuns à parte de estudantes que vivem num ambiente mais escasso de possibilidades (menor nível econômico-social), cabendo ao professor intensificar as ações que tenham relação com os temas apresentados. Essa intervenção objetiva a transformação/crescimento pessoal para, que, então, o grupal também seja alcançado. E, assim novas experimentações de pensamentos e uma posterior equiparação a outros acadêmicos se efetive.

Biografía del autor/a

Iule Lourraine da Silva Landinho, IFTO

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas – CEUL/ULBRA. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Tocantins – IFTO. 

Erisnalva Pereira da Silva, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Graduada em Letras e Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins – Unitins e Tecnologia em Secretariado Executivo pelo Centro de Ensino Superior de Maringá – Cesumar. Especialista em Libras e Educação Especial pela Faculdade do Noroeste de Minas – Finom, Em Arteterapia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante – FAVENI; Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. 

Citas

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 7 de set. de 2017.
GOMES, Rita de Cássia Medeiros. A formação dos professores no contexto atual. Revista de educação, v.14, n.18, p. 103-125. 2011. Disponível em: . Acesso em: 7 de set. de 2017.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: Unesp, 2011.
Escola e Indústria: ressignificando o currículo de ensino médio escolar para formação do jovem. SESI. Departamento Regional do Paraná. – Curitiba: SESI/PR, 2011. V. 2. 120 p.
JESUS, Isabel Silva de.; SENA, Edite Lago da Silva.; ANDRADE, Luana Machado. Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem. Rev. Latino-Am Enfermagem. Set/out. 2014. P. 732-738. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez Editora, 2007. 51 p.
PAULA, Gilma Maria Carneiro de.; BIDA, Gislene Lossnitz. A Importância da Aprendizagem Significativa. 2008. 20 p. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2018.
MOREIRA, Marco Antonio. O que é Afinal Aprendizagem Significativa? 2012. 27 p. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2018.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, Cotidiano Escolar e Cultura (s): uma aproximação. Educação & Sociedade. Ago. 2002. P. 125-161. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2018.
CHAVES, Amanda Pires. Cultura e Educação: relações entre a escola e o jogo. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2018.
RIBEIRO, Patrícia Miranda. Cultura, Trabalho e Educação. Revista Científica FacMais, v. 1, p. 01, 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2018.
BEZERRA, Silvaleno Michel.; SILVA, Pedro Kiarelly da.; CALDAS, Iandra Fernandes Pereira. Currículo: escola, sociedade e multiculturalismo. Editora Realize. 2014. 9 p. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2018.
OLIVEIRA, Rosimere de Moura. A Cultura Popular e Sua Influência na Educação Escolar. Trabalho de Conclusão de Curso. Guarabira: UEPB, 2011. 19 p. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2018.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças Culturais, Interculturalidade e Educação em Direitos Humanos. Educ. Soc. vol.33 n.118, Campinas. Jan./Mar. 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2018.
SANTOS, Ivone Aparecida dos. Educação para a Diversidade: uma prática a ser construída na Educação Básica. 2008. 40 p. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2018.
TACCA, Maria Carmem Villela.; BRANCO, Angela Uchoa. Processos de Significação na Relação Professor-Alunos: uma perspectiva sociocultural construtivista. Estudos de Psicologia. 2008. P. 39-48. Disponível em: . Acesso em: 14 fev. 2018.
Publicado
2022-08-29