AS PRÁTICAS DE EQUIDADE SOCIOCULTURAIS DO PROFESSOR
Abstract
Para que o desenvolvimento do presente artigo fosse alcançado, foi necessário que antes a palavra cultura fosse alvo de definição. A óptica foi adotada foi a de Raymond Williams. Assim, percebemos cultura como a junção de atividades direcionadas às bases/fundamentos sociais, atuando de maneira enfrentadora a crenças que podem ser debilitadoras e/ou paralisantes. A Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, é uma importante lei orientadora da forma de conduta do corpo docente e quanto aos princípios educacionais que devem ser seguidos. Dessa forma, compreendemos que temáticas e práticas como rodas de conversa, leitura, literatura, feminismo, educação sexual, culinária, racismo, costura etc não são comuns à parte de estudantes que vivem num ambiente mais escasso de possibilidades (menor nível econômico-social), cabendo ao professor intensificar as ações que tenham relação com os temas apresentados. Essa intervenção objetiva a transformação/crescimento pessoal para, que, então, o grupal também seja alcançado. E, assim novas experimentações de pensamentos e uma posterior equiparação a outros acadêmicos se efetive.
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