O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DECISÃO QUANTO AO FUTURO PROFISSIONAL

  • Rodrigo Barbosa Silva Unitins
  • Antonia Silva Oliveira

Resumen

O presente trabalho tem como finalidade refletir sobre a importância do estágio supervisionado no processo de formação de novos professores. Compreendendo como um momento em que ocorrem a observação do ambiente escolar e a possibilidade primeira para o exercício da prática docente, o estágio supervisionado é aqui apresentado como etapa de preparação pedagógica que proporciona ao estudante a vivência com experiências profissionais que reafirmam, ou não, sua escolha profissional. Este artigo é fruto de um estudo bibliográfico que aborda a relevância do estágio supervisionado no processo de formação dos estudantes universitários. Foi realizada uma retrospectiva histórica do estágio supervisionado no Brasil em seus aspectos teórico-legais, focalizando-o nos cursos de licenciatura, em especial, o estágio supervisionado no curso de Pedagogia. Conclui-se que o estágio supervisionado pode contribuir para uma formação que privilegie a reflexão crítica, pois é esse o momento em que o estudante irá sair do ambiente acadêmico e levará para o ambiente no qual irá estagiar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, observando e desenvolvendo habilidades que servirão como exemplo do cenário profissional que encontrará futuramente enquanto professor.

Biografía del autor/a

Rodrigo Barbosa Silva, Unitins

Educação

Comunicação

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Publicado
2016-06-21
Sección
Artigos