O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DECISÃO QUANTO AO FUTURO PROFISSIONAL
Abstract
O presente trabalho tem como finalidade refletir sobre a importância do estágio supervisionado no processo de formação de novos professores. Compreendendo como um momento em que ocorrem a observação do ambiente escolar e a possibilidade primeira para o exercício da prática docente, o estágio supervisionado é aqui apresentado como etapa de preparação pedagógica que proporciona ao estudante a vivência com experiências profissionais que reafirmam, ou não, sua escolha profissional. Este artigo é fruto de um estudo bibliográfico que aborda a relevância do estágio supervisionado no processo de formação dos estudantes universitários. Foi realizada uma retrospectiva histórica do estágio supervisionado no Brasil em seus aspectos teórico-legais, focalizando-o nos cursos de licenciatura, em especial, o estágio supervisionado no curso de Pedagogia. Conclui-se que o estágio supervisionado pode contribuir para uma formação que privilegie a reflexão crítica, pois é esse o momento em que o estudante irá sair do ambiente acadêmico e levará para o ambiente no qual irá estagiar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, observando e desenvolvendo habilidades que servirão como exemplo do cenário profissional que encontrará futuramente enquanto professor.
References
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; AMBONI, Nério. Gestão de cursos de administração. São Paulo: Prentice-Hall, 2004.
ANDRADE, Arnon Mascarenhas de Andrade. O Estágio Supervisionado e a Práxis. 2005. Disponível em:.Acesso em: 03/10/2015.
BRASIL. Decreto 87497, de 18 de agosto de 1982. Regulamenta a Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo, nos limites que especifica e dá outras providências.
________. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, IN Diário Oficial da união, Ano CXXXIV, n. 248, p. 833-841, 23 de dezembro de 1996.
________. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília: CNE/MEC, 2006.
CIAVATTA, F. M. A. Trabalho como princípio educativo na sociedade contemporânea: o trabalho como princípio educativo. Programa 5, 2005. Disponível em:<http://www.tvebrasil.com.br/salto>. Acesso em: 20 outubro. 2015.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortes, 1994.
________. Pedagogia, ciência da educação? 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
MACIEL, Emanoela Moreira; Mendes, MACÊDO, Bárbara Maria. Estágio Supervisionado como espaço de vivência da prática de ensino. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas –2012. Disponível em <http://www.infoteca.inf.br.pdf.> Acesso em 05 nov. de 2015.
PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
________. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, p. 8, 2006. Disponível em:<http://www.revistas.ufg.br>. Acesso em: 03 de out. de 2015.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SILVA, Carmem Silvia Bissoli da. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. São Paulo: Autores Associados, 1999.
SOUZA, Vera Lúcia Pereira de; AMORIM, Tania Nobre Gonçalves Ferreira; SILVA, Ladjane de Barros. O estágio: ferramenta fundamental para a inserção no mercado de trabalho? RACE, Unoesc, v. 10, n. 2, p. 269-294, jul./dez. 2011. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br. Acesso em: 02 de nov. de 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).