A RECUPERAÇÃO DA DIMENSÃO FEMININA E O SENTIDO DA EXISTÊNCIA: UM DESAFIO PARA O ENSINO DE HUMANIDADES

  • Gláucia da Rosa Amaral Alves Universidade Franciscana - UFN
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana - UFN
  • Marcos Alexandre Alves Universidade Franciscana - UFN http://orcid.org/0000-0002-5271-0624

Resumen

Vivem-se tempos de urgência, em que se enfrenta uma crise civilizacional generalizada. Por toda parte constata-se sintomas que evidenciam devastações no planeta Terra e na humanidade. Terra e humanidade formam uma única e complexa realidade. Humanidade e natureza tem uma mesma origem e um destino comum diante do futuro. No entanto, a sociedade do mundo atual preconiza o individualismo, o dualismo, o egoísmo coletivo e não encontra uma nova compreensão de si mesma que a possa orientar. O objetivo do artigo é expor a ideia da recuperação de uma cosmovisão da dimensão feminina do ser humano e as virtudes para um novo mundo possível. No mundo atual, a educação, o ensino de humanidades e a suave interação entre a razão e a intuição podem conduzir à transformação da sociedade e ao pensamento livre para a construção da consciência universal fraterna e sensível. Advoga-se a favor da construção de um novo paradigma de convivência e sustentabilidade que funde uma reação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um novo pacto social entre os povos no sentido de respeito e preservação de tudo o que existe e vive.

Biografía del autor/a

Gláucia da Rosa Amaral Alves, Universidade Franciscana - UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens, pela Universidade Franciscana- UFN, com auxílio de Bolsa-taxa CAPES/ PROSUC. Graduada em História (licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano. Atualmente acadêmica do curso de Segunda licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário Internacional (UNINTER).  

Elsbeth Léia Spode Becker , Universidade Franciscana - UFN

Doutorado em Agronomia - UFSM. Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais - UFSM. Graduação em Geografia - Bacharelado - UFSM. Graduação em Geografia - Licenciatura Plena - UFSM. Atualmente é Professora adjunta e Coordenadora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens na - Universidade Franciscana.

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Educação - PPGE/UFPel. Mestrado em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). Professor Adjunto no Curso de Filosofia e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN).

Citas

ALVES, M. A. Da fenomenologia à ética: uma breve análise desde o pensamento de Levinas. Thaumazein (Santa Maria), v. 10, p. 43-52, 2012.

ALVES, M. A. GHIGGI, G. Educação como encontro interhumano. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, p. 59-77, 2012.

ALVES, M. A. Interpretação e compreensão: da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico. Princípios (UFRN. Impresso), v. 18, p. 181-198, 2011.

ARENDT, H. O que é política. Rio de janeiro: Bertrand Brasil,1999.

BARROS, A. Igualdade e diferença: construções históricas e imaginárias em torno da desigualdade humana. Petrópolis: Vozes, 2016.

BOFF, L. A águia e a galinha – uma metáfora da condição humana. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível. Hospitalidade: direito & dever de todos. Petrópolis: Vozes, 2005a.

BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível. Convivência, respeito & tolerância. Petrópolis: Vozes, 2005b.

CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

DEL PRIORE, M. História das mulheres: As vozes do silêncio. In: Freitas, Marcos Cezar. Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto 2010.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1978.

HOBSBAWN, E. A era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOUAISS, A. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2009.

KHUN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1970.

LEVI-STRAUSS, C. Tristes Trópicos. São Paulo: Anhembi. 1957.

MARGULIS, L. Cinco reinos - Um guia ilustrado dos filos da vida na Terra. Guanabara/Koogan, 2001.

__________. O planeta simbiótico - Uma nova perspectiva da evolução. Rocco, 2001.

MARQUES, R. Sobre a mulher em Aristóteles. 2013. Disponível em http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/e_book_ensaios_aristoteles/Cap%209%20Sobre%20a%20mulher%20em%20Arist%C3%B3teles.pdf. Acesso em: 27 out 2017.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. São Paulo: Instituto Piaget, 2003.

_________Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Ed. Cortez 2011.

MOSER, A. Afetividade compromisso social na América Latina. São Paulo: CRB, 1989.

VERNANT, J, P. O universo, os deuses, os homens. São Paulo: Companhia das Letras ,2000

Publicado
2019-10-28