A RECUPERAÇÃO DA DIMENSÃO FEMININA E O SENTIDO DA EXISTÊNCIA: UM DESAFIO PARA O ENSINO DE HUMANIDADES
Abstract
Vivem-se tempos de urgência, em que se enfrenta uma crise civilizacional generalizada. Por toda parte constata-se sintomas que evidenciam devastações no planeta Terra e na humanidade. Terra e humanidade formam uma única e complexa realidade. Humanidade e natureza tem uma mesma origem e um destino comum diante do futuro. No entanto, a sociedade do mundo atual preconiza o individualismo, o dualismo, o egoísmo coletivo e não encontra uma nova compreensão de si mesma que a possa orientar. O objetivo do artigo é expor a ideia da recuperação de uma cosmovisão da dimensão feminina do ser humano e as virtudes para um novo mundo possível. No mundo atual, a educação, o ensino de humanidades e a suave interação entre a razão e a intuição podem conduzir à transformação da sociedade e ao pensamento livre para a construção da consciência universal fraterna e sensível. Advoga-se a favor da construção de um novo paradigma de convivência e sustentabilidade que funde uma reação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um novo pacto social entre os povos no sentido de respeito e preservação de tudo o que existe e vive.
References
ALVES, M. A. Da fenomenologia à ética: uma breve análise desde o pensamento de Levinas. Thaumazein (Santa Maria), v. 10, p. 43-52, 2012.
ALVES, M. A. GHIGGI, G. Educação como encontro interhumano. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, p. 59-77, 2012.
ALVES, M. A. Interpretação e compreensão: da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico. Princípios (UFRN. Impresso), v. 18, p. 181-198, 2011.
ARENDT, H. O que é política. Rio de janeiro: Bertrand Brasil,1999.
BARROS, A. Igualdade e diferença: construções históricas e imaginárias em torno da desigualdade humana. Petrópolis: Vozes, 2016.
BOFF, L. A águia e a galinha – uma metáfora da condição humana. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível. Hospitalidade: direito & dever de todos. Petrópolis: Vozes, 2005a.
BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível. Convivência, respeito & tolerância. Petrópolis: Vozes, 2005b.
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
DEL PRIORE, M. História das mulheres: As vozes do silêncio. In: Freitas, Marcos Cezar. Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto 2010.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1978.
HOBSBAWN, E. A era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HOUAISS, A. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2009.
KHUN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1970.
LEVI-STRAUSS, C. Tristes Trópicos. São Paulo: Anhembi. 1957.
MARGULIS, L. Cinco reinos - Um guia ilustrado dos filos da vida na Terra. Guanabara/Koogan, 2001.
__________. O planeta simbiótico - Uma nova perspectiva da evolução. Rocco, 2001.
MARQUES, R. Sobre a mulher em Aristóteles. 2013. Disponível em http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/e_book_ensaios_aristoteles/Cap%209%20Sobre%20a%20mulher%20em%20Arist%C3%B3teles.pdf. Acesso em: 27 out 2017.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. São Paulo: Instituto Piaget, 2003.
_________Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Ed. Cortez 2011.
MOSER, A. Afetividade compromisso social na América Latina. São Paulo: CRB, 1989.
VERNANT, J, P. O universo, os deuses, os homens. São Paulo: Companhia das Letras ,2000
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).