O PAPEL DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO URBANO: A LUTA DE MORADORES PELA IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA EM PALMAS/TOCANTINS

  • Bruna de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Lucas José Guimarães Universidade Federal do Tocantins

Resumen

Palmas, capital do Tocantins, foi fundada em 1989 e construída com base no planejamento urbanístico e arquitetônico. Apesar de planejada para atender as demandas sociais, a organização do espaço urbano revela a existência de problemas infraestruturais, que comprometem o bem-estar da população de diversas regiões, como é o caso da quadra 507 Sul, objeto desta pesquisa. Considerando esse cenário, o objetivo deste estudo é compreender como o processo de mobilização dos moradores da citada quadra levou à conquista do asfalto para a mesma. Para tanto, utilizou-se da pesquisa exploratória, baseada na consulta a leis, normas e regulamentos e aplicou-se o método qualitativo, a partir de uma pesquisa de campo. Por meio desta, foi possível construir um histórico do processo de abertura e ocupação da quadra e compreender as ações de negociação de melhorias com o poder público municipal.  

 

Biografía del autor/a

Bruna de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Desenvolvimento Regional para Universidade Federal do Tocantins (UFT) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É professora pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Lucas José Guimarães, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Citas

BAZOLLI, João Aparecido. Os Efeitos dos vazios urbanos no custo de urbanização da Cidade de Palmas - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Tocantins, Pós-Graduação em Ciência do Ambiente, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2004.

CARLOS, Ana Fani. Os caminhos da reflexão sobre a cidade e o urbano. São Paulo: Edusp, 1994.

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1995.

HOLSTON, James. A cidade Modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia. Tradução de Marcelo Coelho São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LIRA, Elizeu Ribeiro. A Gênese de Palmas - TO. Presidente Prudente: UNESP,1995.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo, Hucitec, 1991.

SILVA, V.C.P da. Palmas, a última capital projetada do século XX: uma cidade em busca do tempo. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

SOUZA, C. l. A construção de Palmas nos discursos de políticos e urbanistas. Dissertação de Mestrado. Brasília; DAN/UNB, 1992.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 2005.

TEIXEIRA, Luis Fernando Cruvinel. A formação de Palmas. 2009. Disponível em:< http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/junho2009/Palmas.pdf>. Acesso em: 04 set 2018.

Publicado
2019-10-28