“VOCÊS FALANDO DE ENEM E A GENTE QUERENDO FAZER NENÉM”: UMA TENTATIVA DE COMPREENDER COMO JOVENS DO INTERIOR SERGIPANO SIGNIFICAM E SE APROPRIAM DA UNIVERSIDADE AO FINAL DO CURSO DE ENSINO MÉDIO

Resumen

O presente estudo é uma reflexão sobre os sentidos produzidos pelo discurso sobre o Enem e o acesso à universidade com o objetivo de compreender como a escola, os professores e os alunos da cidade de Ilha das Flores, Sergipe, se apropriam desse discurso e o significam no contexto socioeconômico e cultural dessa cidade. Para alcançar seu objetivo, investiga, à luz da Análise do Discurso, filiada a Michel Pêcheux, e de autores como Adorno (1985; 2006), Bourdieu; Passeron (2008), Nogueira (2009), Pucci (1995), Vilela (2005), a origem do discurso sobre a universidade, chegando à conclusão que a expansão da educação superior não acontece para atender às necessidades internas do país, mas sim como consequência de pressões da comunidade internacional, tendo como desdobramento a intensificação do duplo processo de mercantilização da educação superior, inscrita como um produto da indústria cultural para atender às demandas do capital em um processo de certificação em massa.

 

Biografía del autor/a

Lavoisier Almeida dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras e Filosofia, especialista em Docência do Ensino Superior, mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL) e doutorando em letras e linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da mesma universidade (PPGLL-UFAL). Autor do livro: “A ideologia ufanista do governo ditatorial de Médici em uma perspectiva marxista”, é professor de língua portuguesa nas redes estaduais de Alagoas e Sergipe, bolsista de doutorado da CAPES, participa do Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia Marxiana (GEDOM) e do projeto de pesquisa "Discurso, classes sociais e resistência: o fazer histórico do sujeito contemporâneo".

Citas

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Publicado
2019-10-28