“VOCÊS FALANDO DE ENEM E A GENTE QUERENDO FAZER NENÉM”: UMA TENTATIVA DE COMPREENDER COMO JOVENS DO INTERIOR SERGIPANO SIGNIFICAM E SE APROPRIAM DA UNIVERSIDADE AO FINAL DO CURSO DE ENSINO MÉDIO
Abstract
O presente estudo é uma reflexão sobre os sentidos produzidos pelo discurso sobre o Enem e o acesso à universidade com o objetivo de compreender como a escola, os professores e os alunos da cidade de Ilha das Flores, Sergipe, se apropriam desse discurso e o significam no contexto socioeconômico e cultural dessa cidade. Para alcançar seu objetivo, investiga, à luz da Análise do Discurso, filiada a Michel Pêcheux, e de autores como Adorno (1985; 2006), Bourdieu; Passeron (2008), Nogueira (2009), Pucci (1995), Vilela (2005), a origem do discurso sobre a universidade, chegando à conclusão que a expansão da educação superior não acontece para atender às necessidades internas do país, mas sim como consequência de pressões da comunidade internacional, tendo como desdobramento a intensificação do duplo processo de mercantilização da educação superior, inscrita como um produto da indústria cultural para atender às demandas do capital em um processo de certificação em massa.
References
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. 4ª- ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2008.
BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Organização Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni. Brasília, 24 abr. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 10 de out. 2012.
GRUPPI, Luciano. Tudo começou com Maquiavel: As concepções de Estado em Marx, Engels, Lênin e Gramsci. Porto Alegre: L&PM, 1986.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010: estatísticas sociais. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao.html. Acesso em: 10 de Nov. 2014.
LIMA, Kátia Regina de Souza. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.
NOGUEIRA, Maria Alice; Nogueira, Cláudio M. Martins. Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípio e procedimentos. 7ª- ed. Campinas: Pontes, 2007.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: Uma crítica a afirmação do óbvio. 5ª ed. Campinas: Unicamp, 2014.Trad. Eni Puccinelli Orlandi et al.
PUCCI, Bruno. Teoria Crítica e Educação. In.: PUCCI, Bruno (Org.). Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis: Vozes; São Carlos: EDUFISCAR, 1994.
SANTOS, Lavoisier Almeida dos. Reforma universitária e flexibilização curricular: uma análise do REUNI no agreste alagoano. 2016. 148.f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maceió, 2016.
SILVA JUNIOR, João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Universidade Pública brasileira no Século XXI: educação superior orientada para o mercado e intensificação do trabalho docente. Espacios en Blanco. Revista de Educación, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos: Aires Buenos Aires, Argentina, n. 23, junio, p. 119-156, 2013. Disponibilidade em: http://www.scielo.org.ar/pdf/eb/v23n1/v23n1a07.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.
UNESCO. Declaração mundial sobre o ensino superior para o século XXI: visão e ação. Disponibilidade em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html. Acesso em: 26 jun. 2014.
VILELA, Rita Amélia Teixeira. Para uma sociologia crítica da educação em Adorno e Horkheimer: apontamentos. In.: MAFRA, Leila de Alvarenga et al. (org.). Sociologia para educadores, 2: o debate sociológico da educação no século XX e as perspectivas atuais. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).