TRABALHO DOCENTE, ENVELHECIMENTO E APOSENTADORIA: SENTIMENTOS E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À APOSENTADORIA NAS PALAVRAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM ARAGUATINS - TO
Resumen
A aposentadoria é um marco de transição na vida do indivíduo, frente aos novos desafios que serão vivenciados. Neste ínterim, o crescente envelhecimento da população tem gerado profundas transformações na sociedade, despertando interesse para o desenvolvimento de iniciativas voltadas ao envelhecer. O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da cidade de Araguatins – TO, no ano de 2018, sobre a sentimentos e expectativas que envolvem suas aposentadorias. A pesquisa classifica-se, primeiramente, em bibliográfica, visto que, recorre-se a um referencial teórico consistente, organizado com base em material publicado. Também se pauta no caráter exploratório, pois o estudo viabiliza uma maior compreensão acerca do problema. Por último, a abordagem qualitativa busca compreender o significado particular atribuído pelos próprios protagonistas aos fatos investigados, a análise de valores e princípios, a classificação de conceitos e a interpretação do sentido dos diferentes conteúdos. Como instrumento de coleta de dados, utiliza-se um roteiro de entrevista semiestruturada. A amostra pesquisada é composta por cinco professores dos sistemas municipal e estadual de ensino de Araguatins – TO. Para a análise dos dados, utiliza-se a técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (2002). Em conclusão, propõe-se a elaboração de uma proposta metodológica multidimensional de implantação do Programa de Preparação Para Aposentadoria (PPA) dos Docentes dos sistemas de ensino municipal e estadual. Espera-se que o produto resultante venha a contribuir com o aproveitamento pleno dessa fase da vida pelos docentes da comunidade em questão, minimizando os aspectos sociais negativos relativos à aposentadoria.
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