TRABALHO DOCENTE, ENVELHECIMENTO E APOSENTADORIA: SENTIMENTOS E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À APOSENTADORIA NAS PALAVRAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM ARAGUATINS - TO

  • Miliana Augusta Sampaio Universidade Estadual do Tocantins
  • Denise de Barros Capuzzo Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Fernando de M. Martins Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Trabalho Docente. Carreira. Envelhecimento. Aposentadoria.

Resumo

A aposentadoria é um marco de transição na vida do indivíduo, frente aos novos desafios que serão vivenciados. Neste ínterim, o crescente envelhecimento da população tem gerado profundas transformações na sociedade, despertando interesse para o desenvolvimento de iniciativas voltadas ao envelhecer. O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da cidade de Araguatins – TO, no ano de 2018, sobre a sentimentos e expectativas que envolvem suas aposentadorias. A pesquisa classifica-se, primeiramente, em bibliográfica, visto que, recorre-se a um referencial teórico consistente, organizado com base em material publicado. Também se pauta no caráter exploratório, pois o estudo viabiliza uma maior compreensão acerca do problema. Por último, a abordagem qualitativa busca compreender o significado particular atribuído pelos próprios protagonistas aos fatos investigados, a análise de valores e princípios, a classificação de conceitos e a interpretação do sentido dos diferentes conteúdos. Como instrumento de coleta de dados, utiliza-se um roteiro de entrevista semiestruturada. A amostra pesquisada é composta por cinco professores dos sistemas municipal e estadual de ensino de Araguatins – TO. Para a análise dos dados, utiliza-se a técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (2002). Em conclusão, propõe-se a elaboração de uma proposta metodológica multidimensional de implantação do Programa de Preparação Para Aposentadoria (PPA) dos Docentes dos sistemas de ensino municipal e estadual. Espera-se que o produto resultante venha a contribuir com o aproveitamento pleno dessa fase da vida pelos docentes da comunidade em questão, minimizando os aspectos sociais negativos relativos à aposentadoria.

Biografia do Autor

Miliana Augusta Sampaio, Universidade Estadual do Tocantins

Possui Mestrado em Educação. Especialista em Planejamento e Docência para o Ensino Superior; Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional; Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva; Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva; Especialista em Neuropsicopedagogia Clinica. Graduação em Pedagogia com Habilitação nas Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Orientação Educacional. Pedagoga Efetiva da Prefeitura Municipal de Araguatins e Professora da Universidade Estadual do Tocantins - Campus Araguatins.

Denise de Barros Capuzzo, Universidade Federal do Tocantins

Possui mestrado em pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, processos de desenvolvimento e aprendizagem, infância e gerontologia.Avaliadora MEC/Inep desde maio de 2018.

Paulo Fernando de M. Martins, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás UFG (2011), possui Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1988), graduação em Pedagogia (1990) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2002). É Professor da Universidade Federal do Tocantins - UFT, desde 2003, no Curso de Pedagogia e, desde 2013, no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (Campus Universitário de Palmas). Atualmente exerce a função de Ouvidor Geral e Coordenador Geral do Comitê Gestor de Educação em Direitos Humanos da instituição. No Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Tocantins - FEPAD/TO exerce a função de membro efetivo na qualidade de representante da Associação Nacional de Formação de Profissionais da Educação - ANFOPE. No Fórum Estadual de Educação (FEE-TO) e no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Tocantins (CEDDH-TO) atua como representante da UFT. Além disso, atua como membro titular no Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos - TO e na suplência do Comitê Estadual de Educação em Prisões do Estado do Tocantins. No Rio de Janeiro, durante 15 anos, exerceu o cargo de professor na Educação Básica desempenhando diferentes funções na área educacional (professor regente nas séries iniciais; professor de História no ensino fundamental, médio e pré-vestibular; coordenador pedagógico; Diretor Geral de Unidade Escolar de Horário Integral (CIEP) e assessoramento técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro). Na condição de pesquisador-extensionista desenvolve atividades no Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos (NIEDIH) e na Universidade da Maturidade (UMA) desenvolvendo pesquisas sobre formação e profissionalização docente sob a ótica da cidadania ativa e dos Direitos Humanos, investigações acerca do processo de envelhecimento na sociedade tocantinense e estudos sobre fundamentos e metodologia do ensino de direitos humanos.

 

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Publicado
2019-07-05