DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INSTITUIÇÕES CONVENIADAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGO COM OS MARCOS LEGAIS

Resumen

Este artigo focaliza os desafios e as perspectivas na pauta da formação de professores em Instituições Conveniadas de Educação Infantil (ICEI). Utiliza referencial teórico-metodológico bakhtiniano, a partir de pesquisa de doutoramento sobre a formação de professores em ICEIs sem fins lucrativos. Busca desenvolver análise sobre os desafios e as perspectivas na formação de professores em interface com a base legal que sustenta a oferta de vagas via convênios na educação infantil. Com isso, evidencia que o atendimento às crianças nessa etapa carece de atenção nos processos de terceirização da educação, em especial, nas ressonâncias das parcerias público-privadas para a formação de professores.

Biografía del autor/a

Kallyne Kafuri Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET): Projeto Educação (2010-2016 / 2017-2019). Coordenadora do GT07: Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2016-2017 / 2018-2019). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Linguagens e Educação Infantil. 

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Publicado
2019-11-11