UMA ANÁLISE DO SISTEMA EDUCACIONAL PELO VIÉS DO PENSAMENTO DECOLONIAL

  • Ilana Gomes Coelho Unitins
  • Juliana Cirqueira Amorim Unitins
  • Caio Monteiro Melo Unitins

Resumen

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do sistema educacional pelo viés do pensamento decolonial. Sabe-se que a educação ao longo do tempo passou por diversas mudanças e processos e as formas de ver e compreender o sistema educacional. Neste sentido, será realizado uma análise bibliográfica para identificar como acontece tal processo educacional e analisa-lo pelo viés teórico. Durante a pesquisa foi possível verificar que o pensamento decolonial é um tema contemporâneo que vem se revelando com relevância para a pesquisa científica.

Biografía del autor/a

Ilana Gomes Coelho, Unitins

Pós-graduanda em Educação, Sociedade e Violência (Unitins/TO).

Juliana Cirqueira Amorim, Unitins

Pós-graduanda em Educação, Sociedade e Violência (Unitins/TO).

Caio Monteiro Melo, Unitins

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), Especialista em Formação Sócio-Econômica do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira (2004) e Metodologia e Linguagens em Educação a Distância, pela Fundação Universidade do Tocantins (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência em Ensino de História, História da Arte, Educação e tecnologias e Análise Cognitiva. Atualmente é professor da SEDUC-TO e da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). O projeto de pesquisa do doutorado fez uma análise cognitiva sobre o artesanato de capim-dourado na Comunidade Quilombola Mumbuca do Tocantins.

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Publicado
2019-06-19