DA TECHNĒ À POIÉSIS: OS DES[A]TINOS DE UM MONUMENTO
Resumen
Este artigo se propõe compreender a instalação e a acolhida do monumento Novo Centro, em Ipatinga/MG, após a revitalização da área denominada “Antigo Centro”. A conferência de Heidegger, proferida em 1953, intitulada Die Frage nach der Technik será tomada como instrumental teórico para a compreensão do destino desse monumento. No aspecto metodológico, utilizaremos a Pentade que integra o Dramatismo de Kenneth Burke. Observaremos tanto a experiência artística quanto a poética, tangenciando duas dimensões desse monumento: a de resolver um problema num nível técnico e a de criar outro em nível poético.
Citas
APPADURAI, C. A. Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1996.
BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Abril, [1957] 1984.
BURKE, K. A Grammar of Motives. Berkeley: The University of California Press, 1945.
BURKE, K. Language as Symbolic Action: Essays on Life, Literature and Method. Berkeley: The University of California Press, 1966.
CARGILE, J. Art. In HONDERICH, T. The Oxford Companion to Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 1995, p. 58-59.
CARVALHO, M. V. C. O surgimento da estética: algumas considerações sobre seu primeiro entrincheiramento dinâmico. Paideia, Belo Horizonte, v. 7, n. 9, p. 71-83, 2010.
CASTRO, C. M. K. De; ALMEIDA NEVES, M. de. Trajetórias de deslocamentos: experiências e narrativas de moradores da ‘rua do buraco’ no espaço urbano de Ipatinga-MG. Revista de ciências sociais, Fortaleza, v. 37, n. 2, p. 97-113, 2006.
CESAR, Constança Marcondes, Heidegger: Técnica e Poesia. Revista de Propriedade Intelectual. Direito Contemporâneo e Constituição, Aracaju, v. 2, v. 4, p. 26-37, out, 2013. Disponível em: http://pidcc.com.br/artigos/042013/042013_06.pdf Acesso em: 17 jan. 2018.
COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1995.
FEARGIN, S. L. Aesthetics. In AUDI, R. (Ed.). The Cambridge Dictionary of Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 1997, p. 10-11.
FRIED, M. Grieving for a Lost Home: Psychological Costs of Relocation. In WILSON, J. Q. (Ed.). Urban Renewal: The Record and the Controversy. Cambridge: The MIT Press, 1968, p. 337-379.
GALIMBERTI, U. Psiche e Techne: o homem na idade da técnica. São Paulo: Paulus, 2006.
GIANNITRAPANI, A. Introduzione alla semiotica dello spazio. Roma: Carocci, 2013.
GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, [1959] 1986.
GUSFIELD, J. E. Introduction. In BURKE, Kenneth. On Symbols and Society. Chicago: The University of Chicago Press, 1989, p. 1-49.
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Scientiae Studia, São Paulo, v. 5 n. 3, p. 375-398, set. 2007.
HEIDEGGER, M. Que é metafísica? (Posfácio). In HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril, [1929-1943] 1984, p. 35-51.
HEIDEGGER, M. O fim da Filosofia. In HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril, 1984, p. 70-94.
CHRYSOSTOMO, M. I., de. Jesus. Um projeto de cidade-indústria no Brasil moderno: o caso de Ipatinga (1950-1964). Cronos, Natal, v. 9, n. 1, p. 109-134, 2008.
KRZYŻANOWSKA, N. The discourse of counter-monuments: semiotics of material commemoration in contemporary urban spaces. Social Semiotics, v. 26, n. 5, 465-485, 2016. Disponível em:
http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10350330.2015.1096132 Acesso em 16 jan. 2018.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, Th. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 2006.
LALANDE, A. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, [1926, 1990], 1999.
PLATÃO, Sofista. In PLATÃO. Diálogos. São Paulo: Abril, 1983.
PLATON, El sofista, o del ser. In PLATON. Obras Completas. Madrid: Aguilar, 1986, p. 993-1048.
RÜDIGER, F. Martin Heidegger e a questão da técnica: prospectos acerca do futuro do homem. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SANTOS, A. M. de Jesus. A multiterritorialidade da arte nas ruas do centro de Ipatinga/MG. 2017. 170f, (Dissertação) - Mestrado em Gestão Integrada do Território, Universidade do Vale do Rio Doce, Governador Valadares, 2017.
SETTIS, A. Art History and Criticism. In GRAFTON, A.; MOST, G. W.; SETTIS, S. (Eds.). The Classical Tradition. Cambridge/London: The Belknap Press/Harvard University Press, 2010.
SUMMERS, D. Aesthetics. In GRAFTON, A.: MOST, G. W.; SETTIS, S. (Eds.). The Classical Tradition. Cambridge-London: The Belknap Press/Harvard University Press, 2010, p. 11-18.
WERLE, M. A. Sujeito, ciência e técnica em Heidegger. ANAIS DO CONGRESSO DE FENOMENOLOGIA A REGIÃO CENTRO-OESTE – CADERNO DE TEXTOS, 4. 2011. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, 2011, p. 13-26.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).