DA TECHNĒ À POIÉSIS: OS DES[A]TINOS DE UM MONUMENTO

Resumen

Este artigo se propõe compreender a instalação e a acolhida do monumento Novo Centro, em Ipatinga/MG, após a revitalização da área denominada “Antigo Centro”. A conferência de Heidegger, proferida em 1953, intitulada Die Frage nach der Technik será tomada como instrumental teórico para a compreensão do destino desse monumento. No aspecto metodológico, utilizaremos a Pentade que integra o Dramatismo de Kenneth Burke. Observaremos tanto a experiência artística quanto a poética, tangenciando duas dimensões desse monumento: a de resolver um problema num nível técnico e a de criar outro em nível poético.

Biografía del autor/a

Patrícia Falco Genovez, Universidade Vale do Rio Doce

Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor titular da Universidade Vale do Rio Doce.

José Luiz Cazarotto, Royal Anthropological Institute

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997). Membro da Royal Anthropological Institute. Membro da Anthropos Internacional. Membro da Academia Valadarense de Letras.

Adilson Mariano de Jesus Santos, Conselho Municipal de Cultura de Ipatinga

Mestre em Gestão Integrada do Território. Doutorando em Ciências Empresariais (UCES-AR). Coordena o curso de Ciências Contábeis, na Faculdade Pitágoras de Ipatinga. Atua como Conselheiro Municipal de Cultura em Ipatinga.

Citas

APPADURAI, C. A. Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1996.

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Abril, [1957] 1984.

BURKE, K. A Grammar of Motives. Berkeley: The University of California Press, 1945.

BURKE, K. Language as Symbolic Action: Essays on Life, Literature and Method. Berkeley: The University of California Press, 1966.

CARGILE, J. Art. In HONDERICH, T. The Oxford Companion to Philosophy. Oxford: Oxford University Press, 1995, p. 58-59.

CARVALHO, M. V. C. O surgimento da estética: algumas considerações sobre seu primeiro entrincheiramento dinâmico. Paideia, Belo Horizonte, v. 7, n. 9, p. 71-83, 2010.

CASTRO, C. M. K. De; ALMEIDA NEVES, M. de. Trajetórias de deslocamentos: experiências e narrativas de moradores da ‘rua do buraco’ no espaço urbano de Ipatinga-MG. Revista de ciências sociais, Fortaleza, v. 37, n. 2, p. 97-113, 2006.

CESAR, Constança Marcondes, Heidegger: Técnica e Poesia. Revista de Propriedade Intelectual. Direito Contemporâneo e Constituição, Aracaju, v. 2, v. 4, p. 26-37, out, 2013. Disponível em: http://pidcc.com.br/artigos/042013/042013_06.pdf Acesso em: 17 jan. 2018.

COLI, J. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 1995.

FEARGIN, S. L. Aesthetics. In AUDI, R. (Ed.). The Cambridge Dictionary of Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 1997, p. 10-11.

FRIED, M. Grieving for a Lost Home: Psychological Costs of Relocation. In WILSON, J. Q. (Ed.). Urban Renewal: The Record and the Controversy. Cambridge: The MIT Press, 1968, p. 337-379.

GALIMBERTI, U. Psiche e Techne: o homem na idade da técnica. São Paulo: Paulus, 2006.

GIANNITRAPANI, A. Introduzione alla semiotica dello spazio. Roma: Carocci, 2013.

GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, [1959] 1986.

GUSFIELD, J. E. Introduction. In BURKE, Kenneth. On Symbols and Society. Chicago: The University of Chicago Press, 1989, p. 1-49.

HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Scientiae Studia, São Paulo, v. 5 n. 3, p. 375-398, set. 2007.

HEIDEGGER, M. Que é metafísica? (Posfácio). In HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril, [1929-1943] 1984, p. 35-51.

HEIDEGGER, M. O fim da Filosofia. In HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril, 1984, p. 70-94.

CHRYSOSTOMO, M. I., de. Jesus. Um projeto de cidade-indústria no Brasil moderno: o caso de Ipatinga (1950-1964). Cronos, Natal, v. 9, n. 1, p. 109-134, 2008.

KRZYŻANOWSKA, N. The discourse of counter-monuments: semiotics of material commemoration in contemporary urban spaces. Social Semiotics, v. 26, n. 5, 465-485, 2016. Disponível em:

http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10350330.2015.1096132 Acesso em 16 jan. 2018.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, Th. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 2006.

LALANDE, A. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, [1926, 1990], 1999.

PLATÃO, Sofista. In PLATÃO. Diálogos. São Paulo: Abril, 1983.

PLATON, El sofista, o del ser. In PLATON. Obras Completas. Madrid: Aguilar, 1986, p. 993-1048.

RÜDIGER, F. Martin Heidegger e a questão da técnica: prospectos acerca do futuro do homem. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SANTOS, A. M. de Jesus. A multiterritorialidade da arte nas ruas do centro de Ipatinga/MG. 2017. 170f, (Dissertação) - Mestrado em Gestão Integrada do Território, Universidade do Vale do Rio Doce, Governador Valadares, 2017.

SETTIS, A. Art History and Criticism. In GRAFTON, A.; MOST, G. W.; SETTIS, S. (Eds.). The Classical Tradition. Cambridge/London: The Belknap Press/Harvard University Press, 2010.

SUMMERS, D. Aesthetics. In GRAFTON, A.: MOST, G. W.; SETTIS, S. (Eds.). The Classical Tradition. Cambridge-London: The Belknap Press/Harvard University Press, 2010, p. 11-18.

WERLE, M. A. Sujeito, ciência e técnica em Heidegger. ANAIS DO CONGRESSO DE FENOMENOLOGIA A REGIÃO CENTRO-OESTE – CADERNO DE TEXTOS, 4. 2011. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, 2011, p. 13-26.

Publicado
2020-03-09
Sección
Artigos