FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENTRE SABERES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Maria Eugênia Batista da Silva Neta Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Formação Continuada. Trabalho docente. Saberes e Práticas. Autonomia do(a) professor(a).

Resumo

Este artigo aborda a formação continuada de professores e sua interface com os saberes e as práticas docentes na educação básica, considerando os estudos, ações e reflexões das experiências em processos formativos. O objetivo é refletir sobre os processos de constituição de uma formação continuada que leva em conta os saberes e as práticas docentes. A formação continuada de professores é um espaço privilegiado para discussões e reflexões a respeito das diferentes teorias que fundamentam a prática docentes, e por que não dizer, de construção de saberes. Assim, buscou-se por meio da revisão documental e de literatura construir os dados para a reflexão do objeto, levando em conta a experiência vivida. É prioritária a construção de um trabalho docente firmado na consciência dos saberes, das práticas e das condições concretas de desenvolvimento dos saberes docente na e da prática cotidiana na escola, jamais dada, sempre construída nas contradições.

Biografia do Autor

Maria Eugênia Batista da Silva Neta, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda de Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da educação básica efetiva na EE Ir. Diva Pimentel/SEDUC-MT.

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Publicado
2019-05-24