POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO ESCOLAR: EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Letícia Alencar Lima Unitins
  • Vanêssa de Sousa Mota Unitins
  • Willany Palhares Palhares Leal Unitins

Resumen

A educação é um direito de todos e dever do Estado e deve oportunizar por intermédio de políticas públicas educacionais uma gestão escolar, possibilitando condições para que a educação seja realizada de forma democrática com qualidade e equidade na escola. Este artigo tem como objetivo identificar nas políticas públicas e gestão, evidências de qualidade e equidade na educação básica. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica embasada num conjunto básico de informações descritivas sobre políticas públicas e gestão escolar para equidade na educação básica.  Por fim, os resultados revelaram evidências de ganhos de equidade com qualidade na educação básica. Contudo sugere-se aqui, que a qualidade e equidade na educação básica não devem se limitar apenas a ampliação ao acesso, mas, que haja, sobretudo, desenvolvimento de políticas públicas de gestão escolar voltada para a permanência dos alunos na escola.

 

Biografía del autor/a

Letícia Alencar Lima, Unitins

Aluna do curso de especialização - Educação, Sociedade e Violência na Universidade Estadual do Tocantins.

Vanêssa de Sousa Mota, Unitins

Aluna do curso de especialização -  Educação, Sociedade e Violência na Universidade Estadual do Tocantins.

Willany Palhares Palhares Leal, Unitins

Doutora em Sociologia em (2013)mestre em educação em (1995) na UnB. Tenho experiência na área  de educação com ênfase em políticas públicas de formação de professores nos cursos de graduação em EAD  e presencial.

 

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Publicado
2019-06-19