INDIVIDUALIZAÇÃO E SOFRIMENTO PSÍQUICO NA UNIVERSIDADE: ENTRE A CLÍNICA E A EMPRESA DE SI

  • Thiago Marques Leão Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
  • Aurea Maria Zöllner Ianni Universidade de São Paulo
  • Carine Sayuri Goto Unesp
Palavras-chave: Individualização. Sofrimento Psíquico. Universidade. Mudanças Sociais. Saúde Mental.

Resumo

O artigo discute as principais estratégias articuladas, institucionalmente, ao sofrimento psíquico entre estudantes universitários, na Universidade de São Paulo (USP). Analisamos publicações do Jornal da USP sobre o tema, em torno da campanha nacional de prevenção ao suicídio, em 2018, entre as quais o mapeamento de serviços e estratégias para lidar com o sofrimento ou adoecimento psíquico. Identificamos e discutimos, ainda, as propostas de educação em saúde mental e a natureza das estratégias de clínico-terapêuticas voltadas para o sofrimento e adoecimento psíquicos, e comportamentos suicidas, no âmbito da USP. Nossa discussão se dá no contexto das mudanças sociais contemporâneas e do processo sócio-histórico de individualização. Concluímos que as estratégias de enfrentamento do sofrimento entre estudantes assumem uma perspectiva individual aquém da complexidade do fenômeno, e recomendamos que sejam assumidos compromissos por parte das instituições de ensino, considerando também as dimensões coletiva, institucional e social do sofrimento.

Biografia do Autor

Thiago Marques Leão, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Bacharel em Direito (PUC-Sal), Mestre e Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Pós-Doutorando junto ao departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP/USP. É Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Teoria Social, Mudanças Contemporâneas e Saúde” (CNPq-FSP/USP).

Aurea Maria Zöllner Ianni , Universidade de São Paulo

Cientista Social pela USP, Mestre e Doutora em Ciência Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas. Livre-Docência em Ciências Sociais em Saúde pela Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP). É docente da FSP/USP e credenciada junto ao Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e ao programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da Escola de Artes e Humanidades (EACH/USP).

Carine Sayuri Goto , Unesp

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Psicanalista e Supervisora Clínico Institucional. Integrante do Laboratório Transdisciplinar de Intercessão-Pesquisa em Processos de Subjetivação e Subjetividades Saúde (LATIPPSS).

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Publicado
2019-07-18