INDIVIDUALIZAÇÃO E SOFRIMENTO PSÍQUICO NA UNIVERSIDADE: ENTRE A CLÍNICA E A EMPRESA DE SI
Abstract
O artigo discute as principais estratégias articuladas, institucionalmente, ao sofrimento psíquico entre estudantes universitários, na Universidade de São Paulo (USP). Analisamos publicações do Jornal da USP sobre o tema, em torno da campanha nacional de prevenção ao suicídio, em 2018, entre as quais o mapeamento de serviços e estratégias para lidar com o sofrimento ou adoecimento psíquico. Identificamos e discutimos, ainda, as propostas de educação em saúde mental e a natureza das estratégias de clínico-terapêuticas voltadas para o sofrimento e adoecimento psíquicos, e comportamentos suicidas, no âmbito da USP. Nossa discussão se dá no contexto das mudanças sociais contemporâneas e do processo sócio-histórico de individualização. Concluímos que as estratégias de enfrentamento do sofrimento entre estudantes assumem uma perspectiva individual aquém da complexidade do fenômeno, e recomendamos que sejam assumidos compromissos por parte das instituições de ensino, considerando também as dimensões coletiva, institucional e social do sofrimento.
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