IMUNOLOGIA COGNITIVA: LIGA DE INVESTIGAÇÃO EM IMUNOLOGIA E PULMÃO
Resumen
Objetivo: Relatar ações de extensão sobre o ensino da imunologia cognitiva, desenvolvidas pelos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC), integrantes do projeto de extensão “Liga de Investigação em Imunologia e Pulmão” (LIIP). Método: Foram reunidos imunologistas, neurocientistas, neuroimunologistas e acadêmicos de diversas instituições e cursos do município de Rio Branco. Os profissionais convidados palestraram sobre temas que relacionavam os processos imunológicos com os mecanismos cerebrais comportamentais e cognitivos. Resultados: Sessenta acadêmicos participaram da jornada e 06 palestrantes. Conclusão: A tarefa de contribuir para aumentar a interação entre profissionais especialistas em diferentes aspectos da imunociência e neurociência foi alcançada. Espera-se que o projeto torne evidente a importância de estimular o fomento a formação de jovens profissionais e estudantes na área de neuroimunologia cognitiva, bem como demonstre o impacto positivo das ações realizadas, que ao fazer do ambiente acadêmico um celeiro científico, contribuíram para o fortalecimento do estudo transdisciplinar.
Citas
• BARCINSKI, M.A. Reconhecimento do próprio pelo sistema imune inato. Revista Neurociências, v.9, n.3, p. 55-59, 2013.
• CONHEN, RI. Tending Adam’s garden: evolving the cognitive immune self. San Francisco: Academic Press; 2000. 266p.
• FEITOSA, D.J.C.; OLIVEIRA, S.MC. Prevalência de sintomas relacionados ao sono na atenção primária à saúde. Revista Neurociencia, v.23, n.2, p.165-172,2015.
• NASCIMENTO, J.L.M.; BASTOS, G.N.T. Psicofármacos para aprimoramento das funções cognitivas. Revista Neurociências, v.9, n.3, p. 18-26, 2013.
• NETO, J.P.; PINTO, F.A. Cognição imune-neural: relações entre comportamento e imunidade. Revista Neurociências, v.5, n.4, p. 219-230, 2009.
• PESSOA, R.H.P.; ET AL. Prevenção e primeiros socorros de queimaduras em escolas do ensino fundamental: Relato de experiência. Revista Brasileira de Queimaduras, v. 14, n.3,p 238-242, 2015.
• RIBEIRO, C.RF.; SILVA, Y.M.G.P.; OLIVEIRA, S.MC. O impacto da qualidade do sono na formação médica . Revista da Sociedade Brasileira Clínica Médica, v.12,n1,p.8-14, 2014.
• RIBEIRO, C.T.; MARTINS, Y.C. Uma (não tão) breve história da imunologia cognitiva: mecanismos de geração e manutenção da diversidade do repertório imune. Revista Neurociências, v.5, n.4, p. 189-211, 2009.
• RIBEIRO, C.T.; NASCIMENTO, J.L.M. As Jornadas sobre Cognição Imune e Neural como plataforma para a criação de uma nova Neuroimunologia. Revista Neurociências, v.9, n.3, p. 3-4, 2013.
• REIS, R.A.M.; BEVILAQUA,M.C.N.; SCHITINE,C.S. Plasticidade sináptica como substrato da cognição neural. Revista Neurociências, v.9, n.3, p. 27-41, 2013.
• SAVINO,W. Sintaxe comum e conexões imunoneuroendócrinas. Revista Neurociências, v.5, n.4, p. 242-248, 2009.
• VAZ, N.M. Fisiopatologia da atividade imunológica. Revista Neurociências, v.5, n.4, p. 231-236, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).