ANÁLISE DO MAL-ESTAR DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO NA PERSPECTIVA DO PERFIL DA CLIENTELA E DAS QUEIXAS ACOLHIDAS NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
Resumen
O presente estudo analisa o mal-estar de estudantes universitários, por meio do perfil e queixas apresentadas no serviço de psicologia de uma universidade federal. Para isso, realizou-se um estudo descritivo, de análise documental, com abordagem quantitativa, com recorte temporal de 2015 a 2018, a partir do banco de dados consolidado no serviço. Os resultados apontam uma prevalência de atendimentos para estudantes do gênero feminino, na faixa etária de 21 a 24 anos, que frequentam os primeiros períodos dos cursos. As queixas acolhidas dizem respeito a problemas acadêmicos, sintomas depressivos e ansiosos; conflitos de relacionamento e emocionais; dificuldades de adaptação e estresse. As análises evidenciaram que o número de atendimentos psicológicos tem aumentado e associado às principais queixas apresentadas, sugerem que a vulnerabilidade psíquica está presente na Universidade, afetando o rendimento acadêmico e a formação profissional dos estudantes.
Citas
ALVES, João Guilherme Bezerra et al. Qualidade de vida em estudantes de Medicina no início e final do curso: avaliação pelo Whoqol-bref. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 91-96, mar. 2010. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100 011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 de mar. 2019.
ANDRADE, Antônio dos Santos et al. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 4, p. 831-846, dez. 2016. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400831&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 18 de mar. 2019.
ANGELUCCI, Luisa Teresa; CAÑOTO, Yolanda; HERNÁNDEZ, María Jimena. Influencia del estilo de vida, el sexo, la edad y el imc sobre la salud física y psicológica en jóvenes universitarios. Avances en Psicología Latinoamericana, Bogotá, COL, v. 35, n. 3, p. 531-546, mai. 2017. Disponibilidade em: <http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.4454>. Acesso em: 18 de mar. de 2019.
ASSIS, Anna Carolina Lili de, et al. As políticas de assistência estudantil: experiências comparadas em universidades públicas brasileiras. Revista Gual, Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 125-146. 2013. Disponibilidade em: <https://www.redalyc.org/pdf/3193/319329765009.pdf>. Acesso em: 20 de abr. 2019.
ASSIS, Aisllan Diego de; OLIVEIRA, Alice Guimarães Bottaro de. Vida universitária e saúde mental: atendimento às demandas de saúde e saúde mental de estudantes de uma universidade brasileira. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, Florianópolis, V. 2, n. 4-5, p. 159-177. 2010. Disponibilidade em: <http://stat.necat.incubadora.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/1113/1305>. Acesso em: 20 de abr. 2019.
BOTTI, Nadja Cristiane Lappann. et al. Avaliação da Qualidade de Vida de Estudantes de Enfermagem Segundo o Whoqol-Bref. Revista de Enfermagem UFPE on line, Pernambuco, v. 3, n.1, p. 11-17, jan./mar. 2009. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/5695/4915>. Acesso: em 18 de mar. 2019.
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, out./dez., 2017. Disponibilidade em:
<http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n4/1517-9702-ep-43-4-1239.pdf>. Acesso em: 26 de abr. 2019.
UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Relatório de Gestão do Exercício de 2017. 2018. Disponibilidade em: <http://www.ufvjm.edu.br/universidade/relatorios/gestao>. Acesso em: 05 mar. 2019.
UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. UFVJM em números. 2019. Disponibilidade em: <http://www.ufvjm.edu.br/index.php?option=com_ docman&task=doc_download&gid=8152&Itemid=1031>. Acesso em: 20 abr. 2019.
GOMES, Claudia; COMONIAN, Julia Oliveira; ARAÚJO, Crislaine Luisa. Sofrimento psíquico na Universidade: uma análise dos sentidos configurados por acadêmicos. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 7, n. 2, p. 255-266, jul. 2018. Disponibilidade em: <http://dx.doi.org/1017267/2317-3394rpds.v7i2.1909>. Acesso em: 15 de mar. 2019.
LIÉBANA-PRESA, C. et al. Psychological distress in health sciences college students and its relationship with academic engagement. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, n. 4, p. 715-722, set. 2014. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000400715>. Acesso em: 15 de mar. de 2019.
NOGUEIRA-MARTINS, Luiz Antônio; NOGUEIRA-MARTINS Maria Cezira Fantini. Saúde Mental e Qualidade de Vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 7, n. 3, p. 07-10, jul. 2018. Disponibilidade em: <https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/2086>. Acesso em: 15 de mar. de 2019.
OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de; RAAD, Marcos Ribeiro. A existência de uma cultura escolar de reprovação no ensino de Cálculo. Boletim Gepem, Rio de Janeiro, n. 61, p. 125–137, jul. 2012. Disponibilidade em: <http://www.ufjf.br/mestradoedumat/iles/2011/09/Produto-educacional-Marcos-Raad.pdf>. Acesso em: 20 de abr. 2019.
PADOVANI, Ricardo da Costa et al. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 2-10, jun. 2014. Disponibilidade em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v10n1/v10n1a02.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2019.
PERES, Rodrigo Sanches; SANTOS, Manoel Antônio dos; COELHO, Heidi Miriam Bertolucci. Perfil da clientela de um programa de pronto-atendimento psicológico a estudantes universitários. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 1, p. 47-54, abr. 2004. Disponibilidade em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 abr. 2019.
TREIN, Eunice; RODRIGUES, José. O mal-estar na Academia: produtivismo científico, o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Revista Brasileira de Educação. Rio de janeiro, v. 16, n. 48, p. 769-792, set./dez. 2011. Disponibilidade em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27520749012>. Acesso em: 05 mar. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).