IMAGENS DA NARRATIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DOCUMENTÁRIO E LITERATURA
Resumen
Este trabalho tem o objetivo de analisar os principais aspectos do chamado documentário e compará-lo com a narrativa literária. Para tanto, abordaremos os conceitos que distinguem o documentário de outros gêneros fílmicos. Faremos um estudo sobre a narrativa como forma de mimeses, e como a narrativa literária compartilha pontos em comum com os gêneros fílmicos, ou seja, a relação entre narrativa e imagem. Utilizaremos o método da pesquisa bibliográfica voltada para o campo teórico. E por fim, consideraremos o documentário como instrumento teórico de caráter ambivalente.
Citas
A BÍBLIA DE JERUSALÉM. 7. ed. São Paulo: Paulus, 1995.
AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução de Estela do Santos Abreu e Cláudio Cesar Santoro. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina. Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BITTENCOURT, Circe. Cinema, vídeo e ensino de história. São Paulo: Mimeog. s/d.
BLOCH, Marc Leopold Benjamim. Apologia da história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
D’ONÓFRIO, Salvatore. Teoria do Texto 1. São Paulo: Ática, 1999.
DIAS, Rodrigo Francisco. Em busca da definição: Mas afinal...O que é mesmo documentário? De Fernão Pessoa. Revista de História e Estudos Culturais. Abr.-jun. 2009. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br/PDF19/Resenha_1_Rodrigo_Francisco_Dias.pdf>. Acesso em 15 jun. 2017.
FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
LEWIS. C. S. Um experimento na crítica literária. São Paulo: UNESP, 2009.
MATOS, Michele. Guerra, Márcio. Um novo olhar entre a realidade e a ficção “O documentário ‘’Vinícius de Moraes’’ como construção criativa. Encontro Nacional de História da Mídia. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historiografia-da-midia/um-novo-olhar-entre-a-realidade-e-a-ficcao-o-documentario-vinicius-de-moraes-como-construcao-criativa>. Acesso em 14 jun. 2017.
MELO, Cristina Teixeira Viera. O documentário como gênero audiovisual. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br/PDF19/Resenha_1_Rodrigo_Francisco_Dias.pdf>. Acesso em 25 abr. 2017.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... O que é mesmo documentário? São Paulo: SENAC, 2008, p. 22-27.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Campinas: Papirus, 1994.
RUBIN, Sandra Regina Franchi; OLIVEIRA, Terezinha. A imagem como fonte e objeto de pesquisa em História da Educação. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2009_2010/pdf/2010/037.pdf>. Acesso em 15 maio 2017.
SALES, Eric de. História e documentários: Reflexões para uso em sala de aula. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/9866>. Acesso em 01 de junho de 2017.
TEIXEIRA, Ivan. Literatura como Imaginário: introdução ao conceito de poética cultural. Revista Brasileira, Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, Fase VII, ano X, n. 37, out. nov. dez. 2003, p. 43-67.
VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a história. 4. Ed. Brasília: UNB,1982.
WHITE, Hayden. O Valor da Narratividade na Representação da Realidade. In: Cadernos da UFF, Niterói, 3, 1991. [Tradução e Apresentação de José Luís Jobim].
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).