IMAGENS DA NARRATIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DOCUMENTÁRIO E LITERATURA
Abstract
Este trabalho tem o objetivo de analisar os principais aspectos do chamado documentário e compará-lo com a narrativa literária. Para tanto, abordaremos os conceitos que distinguem o documentário de outros gêneros fílmicos. Faremos um estudo sobre a narrativa como forma de mimeses, e como a narrativa literária compartilha pontos em comum com os gêneros fílmicos, ou seja, a relação entre narrativa e imagem. Utilizaremos o método da pesquisa bibliográfica voltada para o campo teórico. E por fim, consideraremos o documentário como instrumento teórico de caráter ambivalente.
References
A BÍBLIA DE JERUSALÉM. 7. ed. São Paulo: Paulus, 1995.
AUMONT, Jacques. A imagem. Tradução de Estela do Santos Abreu e Cláudio Cesar Santoro. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina. Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BITTENCOURT, Circe. Cinema, vídeo e ensino de história. São Paulo: Mimeog. s/d.
BLOCH, Marc Leopold Benjamim. Apologia da história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
D’ONÓFRIO, Salvatore. Teoria do Texto 1. São Paulo: Ática, 1999.
DIAS, Rodrigo Francisco. Em busca da definição: Mas afinal...O que é mesmo documentário? De Fernão Pessoa. Revista de História e Estudos Culturais. Abr.-jun. 2009. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br/PDF19/Resenha_1_Rodrigo_Francisco_Dias.pdf>. Acesso em 15 jun. 2017.
FERRÉS, Joan. Vídeo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
LEWIS. C. S. Um experimento na crítica literária. São Paulo: UNESP, 2009.
MATOS, Michele. Guerra, Márcio. Um novo olhar entre a realidade e a ficção “O documentário ‘’Vinícius de Moraes’’ como construção criativa. Encontro Nacional de História da Mídia. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historiografia-da-midia/um-novo-olhar-entre-a-realidade-e-a-ficcao-o-documentario-vinicius-de-moraes-como-construcao-criativa>. Acesso em 14 jun. 2017.
MELO, Cristina Teixeira Viera. O documentário como gênero audiovisual. Disponível em: <http://www.revistafenix.pro.br/PDF19/Resenha_1_Rodrigo_Francisco_Dias.pdf>. Acesso em 25 abr. 2017.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... O que é mesmo documentário? São Paulo: SENAC, 2008, p. 22-27.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Campinas: Papirus, 1994.
RUBIN, Sandra Regina Franchi; OLIVEIRA, Terezinha. A imagem como fonte e objeto de pesquisa em História da Educação. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2009_2010/pdf/2010/037.pdf>. Acesso em 15 maio 2017.
SALES, Eric de. História e documentários: Reflexões para uso em sala de aula. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/9866>. Acesso em 01 de junho de 2017.
TEIXEIRA, Ivan. Literatura como Imaginário: introdução ao conceito de poética cultural. Revista Brasileira, Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras, Fase VII, ano X, n. 37, out. nov. dez. 2003, p. 43-67.
VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a história. 4. Ed. Brasília: UNB,1982.
WHITE, Hayden. O Valor da Narratividade na Representação da Realidade. In: Cadernos da UFF, Niterói, 3, 1991. [Tradução e Apresentação de José Luís Jobim].
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).