DETERMINANTES E DESAFIOS DA ECOINOVAÇÃO POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO

  • Rafael Ricardo Jacomossi Centro universitário FEI
  • Alex Paubel Junger Faculdade de Tecnologia Termomecânica
  • Diogo Martins Gonçalves de Moraes Faculdade de Tecnologia Termomecânica

Resumen

Ao passo que a incorporação das questões ambientais se torna premente nas organizações por meio de sua agenda de inovação, o campo da ecoinovação surge nesse processo como importante elemento de análise. Este conceito vem sendo trabalhado por diversas pesquisas, no entanto, por se apresentar como um elemento recente de análise, pesquisas adicionais se fazem necessárias a fim de buscar um maior entendimento sob essa questão. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar e ampliar o entendimento acerca dos drivers que induzem empresas a inovarem para as questões ambientais. Os resultados da pesquisa confirmaram que a atividade empreendedora pode ser um impulsionador para a emergência de negócios direcionados para essas questões ambientais e que o perfil gerencial atua como importante player na difusão de uma cultura de inovação por toda a cadeia produtiva.  

Biografía del autor/a

Rafael Ricardo Jacomossi, Centro universitário FEI

Pós-Doutor pela FEA / USP em Economia das Organizações; Doutor em Administração (FEI-ESAN); Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB); Graduado em Ciências Econômicas (FURB) e em Administração de Empresas (Centro Universitário Leonardo da Vinci - Blumenau). Professor do Departamento de Administração no Centro Universitário FEI e da Faculdade Termomecânica, com experiência nas disciplinas: Macroeconomia, Microeconomia, Gestão da Inovação Ambiental, Criatividade e Teorias Organizacionais. Atuou também como executivo por 20 anos em indústrias de médio e grande porte nos ramos de bebidas e embalagens, tendo ocupado cargos gerenciais e de direção.

Alex Paubel Junger, Faculdade de Tecnologia Termomecânica

Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC), Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC e Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social e Letras - Português/Inglês, com Especialização em Língua Portuguesa. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, orientando trabalhos de mestrado e de doutorado na área de Ensino. Atuando, concomitantemente, como professor vinculado a Graduação/Pós-Graduação da Faculdade Tecnológica Termomecânica, na área de Orientação para Inovação, Comunicação e Ensino, com ênfase em Gestão do Conhecimento Organizacional, bem como Pesquisador Colaborador vinculado a Universidade Federal do ABC. Além de atuar como avaliador institucional do Ministério da Educação.

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Publicado
2019-09-09
Sección
Artigos