UMA AGENDA DE ESTUDOS SOBRE AS CRIANÇAS E A EXPERIÊNCIA DE VIVER A INFÂNCIA EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO COLETIVA

  • Altino José Martins Filho UDESC
  • Lourival José Martins Filho UDESC
Palavras-chave: Pesquisa com Crianças. Culturas Infantis. Participação. Minúcias da Vida Cotidiana.

Resumo

O presente trabalho objetiva demarcar posição em relação à compreensão do tema das culturas infantis e à possibilidade imanente de se estabelecer um panorama histórico, mesmo que breve, crítico e reflexivo dos estudos sobre as crianças e as infâncias. Buscando o apoio da Sociologia da Infância e da Pedagogia da Infância, dirigiu-se o foco da análise para as relações estabelecidas entre adultos e crianças, e estas entre si, reconhecimento das crianças desde bebês como atores sociais ativos nos processos de socialização. Pelas categorias de análise elaboradas nos estudos aqui reunidos, pôde-se perceber que, tanto nas relações de conflito e tensão como nas de maior harmonia, adultos e crianças produzem representações simbólicas a respeito do mundo com o qual interagem e, no caso das crianças, a elaboração das culturas infantis. Assim, nosso objetivo central é trazer reflexões em torno do reconhecimento do direito da participação infantil, tomado como um importante princípio para a docência no contexto educativo das instituições de educação infantil, igualmente nos induz a pensar na qualidade do cuidado e educação em termos de coeducação, de aprendizado mútuo e colaborativo entre os vários participantes, numa orientação política, educacional e pedagógica pelos direitos das crianças e dos bebês.

 

Biografia do Autor

Altino José Martins Filho, UDESC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Estágio doutoral na Universidade do Minho/Portugal. Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Professor na Secretaria Municipal de Florianópolis. Orientador no Curso Lato Sensu – Especialização em Educação Infantil na Faculdade Municipal da Palhoça/FMP. 

Lourival José Martins Filho, UDESC

Pedagogo (UDESC); Especialista em Alfabetização (UDESC); Mestre em Educação e Cultura (UDESC); Doutorado em Teologia com ênfase em Educação e Religião pela Escola Superior de Teologia - EST/RS. Pós-Doutorado em Educação e Religião na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na UDESC/FAED é Professor Associado de Alfabetização e Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Leciona no Departamento de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado e no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação - Mestrado Profissional. Coordena o Programa de ensino, pesquisa e extensão Caminhos. É Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica. É Coordenador de Pós-Graduação da UDESC. 

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Publicado
2019-11-11