MATEMÁTICA: DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NAIR DUARTE

  • Eneila de Cássia Maia Ferreira Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA / UFT
  • Raiane dos Santos Claudiano

Resumen

Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia, portanto, a mediação do professor é fundamental para que não ocorra uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar resposta, é conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de sua aprendizagem em todos os momentos de dificuldades. O presente artigo tem como finalidade identificar as principais dificuldades apontadas pelos alunos e professores do 3° ano II da Escola Municipal Professora Nair Duarte no ensino de matemática. Foram analisados, em forma de entrevista e questionário a percepção de alunos e da professora de uma turma de 3° ano apontando a formação matemática do aluno e professora, observando as metodologias utilizadas em sala de aula.

Biografía del autor/a

Eneila de Cássia Maia Ferreira, Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA / UFT

Bacharel em Administração Pública - UNITINS ( Dez/2016). Formada em Ciências com habilitação em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins-UNITINS (2004). Especialista em Gestão Pública Municipal - UFT (2015). Especialista em Docência do Ensino Superior - FAIARA (2013). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - IFTO (2011). Atualmente exerce a função de Diretora Acadêmica FAIARA e Tutora Presencial UFT/UAB cursos de Administração Pública e Matemática.

Citas

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Publicado
2019-09-09
Sección
Artigos