UM OLHAR SOBRE “MONÇÃO” DE VIMALA DEVI: REFLEXÕES, TRADIÇÕES E CONTRASTES
Resumen
Na investigação deste trabalho analisamos três contos do Livro “Monção” de Vimala Devi: “Dhruva”, “Fidelidade” e “Regresso”, em que a autora destaca as tradições da cultura indiana em contraponto com a cultura ocidental. A pesquisa bibliográfica teve sua fundamentação teórica ancorada principalmente à luz dos ensinamentos de Bhabha (1998), Silva (2000), Hall (2003) e Braga e Gonçalves (2014). Por meio da leitura foi possível evidenciar que os contos estão interligados, compondo uma narrativa única. Por sua vez, algumas personagens residem na diáspora, o que ajuda a problematizar a relação entre Goa, ex-colônia portuguesa, onde acontece a ação e o mundo Ocidental, neste caso, Portugal.
Citas
BHABHA, Homi. O local da cultura. Trad. Myrian Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renata Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
_____. Ética e estética do globalismo: uma perspectiva pós-colonial. In: _____ et al. (Org.). A urgência da teoria. Lisboa: Tinta-da-China, 2007. p. 21- 44.
BRAGA, Claudio. R. V.; GONCALVES, Gláucia. R.. Diáspora, espaço e literatura: alguns caminhos teóricos. Revista Trama (UNIOESTE. Online), v. 10, p. 37- 47, 2014.
Devi, Vimala. Monção. 2ª ed. aumentada. Lisboa: Escritor, 2003.
FESTINO, Cielo G. O gênero conto na Índia. O katha no short story e vice-versa. Guavira Letras. Três Lagoas. N.18. 730 p. jan/jul, 2014/2 (p. 405-436) ISSN 1980-1858.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guaracia Lopes Louro. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
______. A questão multicultural. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, p.145-148,2006.
______. Pensando a diáspora: reflexões sobre a terra no exterior. In: Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Organização: Liv Sovik; Tradução: Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora: UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
______. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org./ Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
IZCUE, Maribel. O dote, um fardo pesado para milhares de mulheres na Índia. Agência Efe, 22/05/2007. In: http://noticias.uol.com.br. Acessado em 04/03/2016.
MACEDO, Elizabeth. Currículo e hibridismo: para politizar o currículo como cultura. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 8, ns.1 e 2, p. 13-30, 2004.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: ______ Org./Trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. Hibridismo e tradução cultural em Bhabha. In: ABDALA JÚNIOR, Benjamin (Org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004. p. 113-134.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).