FORMAÇÃO DOCENTE E LIDERANÇA NA INFÂNCIA: ESCUTA, PROTAGONISMO E INTERCULTURALIDADE
Resumen
O trabalho analisa criticamente o curso “Formação do Educador da Infância com enfoque no protagonismo, a BNCC e o brincar da criança”, destacando sua contribuição para a gestão e liderança educacional na educação infantil. A pesquisa adota abordagem qualitativa e utiliza análise documental de relatórios produzidos por docentes participantes. A discussão evidencia como o curso promove práticas pedagógicas centradas na escuta ativa, na valorização da cultura infantil e na liderança democrática. Os resultados apontam transformações significativas nas concepções dos professores sobre infância, gestão e protagonismo, revelando uma atuação mais sensível, colaborativa e contextualizada. Conclui-se que a formação fortalece a liderança educacional como prática ética e transformadora, articulando teoria e prática na construção de ambientes inclusivos e participativos.
Citas
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240–255, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf. Acesso em: 22 jun. 2025.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. The SAGE Handbook of Qualitative Research. 3. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FULLAN, Michael. The new meaning of educational change. 5. ed. New York: Teachers College Press, 2016.
LEITHWOOD, Kenneth et al. Leading with teacher emotions in mind. Thousand Oaks: Corwin Press, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. Goiânia: Alternativa, 2009.
LINCOLN, Yvonna S.; GUBA, Egon G. Naturalistic Inquiry. Newbury Park: Sage Publications, 1985
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Tradução de Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2019.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (Orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2018.
SPILLANE, James P. Distributed leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).








