USO DE TÉCNICAS DE MUSICOTERAPIA NA COLETA DE DADOS DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO

  • Maria de Fátima de Almeida Baia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumen

Neste estudo, apresentamos uma reflexão a respeito e relato do uso de técnicas de Musicoterapia na coleta de dados de desenvolvimento linguístico de crianças gêmeas e não gêmeas com desenvolvimento típico. Em específico, relatamos a experiência do uso de música na coleta de dados, segundo Bruscia (2000) com base nos quatro tipos de experiência musical (improvisação, re-criação, composição e audição) e os três tipos de intervenção com música (centrada no som, centrada na beleza (estética) e centrada na criatividade). Por fim, apresentamos os benefícios das técnicas na coleta de dados linguísticos da primeira infância por promoverem a criatividade musical junto com a expressão corporal.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima de Almeida Baia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente na UESB no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e Programa de pós-graduação em Linguística, anteriormente professora substituta na UNESP de Assis (2012-2013). É doutora (2013), mestre (2008) e bacharel (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio sanduíche na University of York (Reino Unido). No momento, faz especialização em Musicoterapia na FAC de Salvador. Atua principalmente nas seguintes áreas: fonologia, morfofonologia, desenvolvimento de língua materna, desenvolvimento de língua estrangeira, Musicoterapia, música para estimulação de fala (a)típica e psicolinguística, português como língua estrangeira (PLE) e estudos de Armênio. Coordena o GEDEF (Grupo de Estudos de Desenvolvimento Fonológico) na UESB e desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento fonológico de crianças gêmeas, não gêmeas e bilíngues (adultos e crianças).

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Publicado
2019-11-11