ENSINO DE ARITMÉTICA UTILIZANDO O SCILAB: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL VEREADOR PEDRO XAVIER TEIXEIRA

  • Maerlene Rodrigues Dias Alves
Palavras-chave: Aritmética. Informática. Software Scilab e Prática Pedagógica.

Resumo

O presente trabalho é uma aproximação aos estudos que analisa as modificações e necessidade de metodologia de ensino da aritmética com ênfase no Ensino Baseado em Problemas – ABP, visando sua aplicabilidade com conceitos de matemática e geometria como proposta dinâmica na escola. Com isso, espera-se compreender a importância de inserir as tecnologias no planejamento escolar a fim de facilitar o aprendizado do aluno de forma sistemática para minimizar a dificuldade com o uso de software livre e computador. Entende-se também que o primeiro passo é possibilitar condições para que os educadores tenham de fato uma formação que contemplam conteúdos sobre tecnologia e aritmética. Os resultados desta pesquisa contribuem para apontar subsídios teóricos e práticos auxiliando os professores, apontando caminhos alternativos e sugestões para sua formação continuada e para que assim, os mesmos possam desenvolver atividades significativas com o uso do computador em suas práticas pedagógicas. E para melhor compreender sobre a finalidade desse trabalho, serão analisados questionários aplicados antes e depois da execução da prática pedagógica.  

Biografia do Autor

Maerlene Rodrigues Dias Alves

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins, Unitins/EADECON- Brasil, (2004); Graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins, Unitins/EADECON- Brasil, (2013); Graduação em Licenciatura em informática pela Universidade Federal do Tocantins, UFT. Brasil, (2014); Especialização em Gestão Educacional e Metodologia de Ensino de Ciências Humanas - História e Geografia pela Sociedade de Educação Continuada -, EDUCON/Unitins Brasil, (2006); Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Tocantins, UFT- Brasil, (2010); Especialização em Coordenação Pedagógica. Universidade Federal do Tocantins, UFT- Brasil, (2011).

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Publicado
2019-09-09
Seção
Artigos