ENSINO DE ARITMÉTICA UTILIZANDO O SCILAB: UM ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL VEREADOR PEDRO XAVIER TEIXEIRA
Abstract
O presente trabalho é uma aproximação aos estudos que analisa as modificações e necessidade de metodologia de ensino da aritmética com ênfase no Ensino Baseado em Problemas – ABP, visando sua aplicabilidade com conceitos de matemática e geometria como proposta dinâmica na escola. Com isso, espera-se compreender a importância de inserir as tecnologias no planejamento escolar a fim de facilitar o aprendizado do aluno de forma sistemática para minimizar a dificuldade com o uso de software livre e computador. Entende-se também que o primeiro passo é possibilitar condições para que os educadores tenham de fato uma formação que contemplam conteúdos sobre tecnologia e aritmética. Os resultados desta pesquisa contribuem para apontar subsídios teóricos e práticos auxiliando os professores, apontando caminhos alternativos e sugestões para sua formação continuada e para que assim, os mesmos possam desenvolver atividades significativas com o uso do computador em suas práticas pedagógicas. E para melhor compreender sobre a finalidade desse trabalho, serão analisados questionários aplicados antes e depois da execução da prática pedagógica.
References
ITZCOVICH, Horácio. Iniciação ao Estudo Didático da Geometria: das construções às demonstrações. São Paulo: Anglo, 2012.
BERLINGHOFF, William P.; GOUVÊA, Fernando Q. A matemática através dos tempos. Tradução de Elza F. Gomide e Helena Castro. 2ª ed. São Paulo: Blucher, 2010.
RIBEIRO, LR de C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
LARANJEIRA, Maria Inês. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, p. 37, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. Goiânia: alternativa, p. 123-140, 2001.
Facon, Jacques. Processamento e Análise de Imagens. PUC-PR. 2005.
RIBEIRO, LR de C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
Filho, Danusio Gadelha. SCILAB 5.1.1. UFC. 2006.
DA MOTTA PIRES, Paulo Sérgio. Introdução ao Scilab Versão 3.0. Departamento de Engenharia de Computação e Automação da UFRN, Natal, RN. Web: www. dca. ufrn. br/pmotta/sciport-3.0. pdf, 2004.
LEITE, Mário. Scilab: uma abordagem prática e didática. E-books. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2015.
SADOVSKY, Patrícia; NETO, Ernesto Rosa. O ensino de matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. Ática, 2010.
.RIBEIRO, Ana Elisa; COSCARELLI, Carla Viana (orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: CEALE, 2011.
LETOUZE, Patrick. Interdisciplinary research project management. International Proceedings of Economics Development and Research, v. 14, p. 338-342, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).