ENSINAR NA AMAZÔNIA: DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E RESISTÊNCIA DOCENTE

  • Ewerton Ferreira Dias Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • José Damião Trindade Rocha Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumen

Este relato de experiência analisa, sob a perspectiva do materialismo histórico- dialético, a prática docente de um professor gay, negro e nortista atuante na educação pública da região amazônica, especialmente no interior do Pará e do Tocantins. O trabalho tem como objetivo refletir sobre práticas pedagógicas que afirmam os direitos humanos, a diversidade e a justiça social, enfrentando normatividades de gênero, raça e classe. A metodologia parte da vivência concreta do autor, articulando a análise crítica com base em referenciais teóricos de autores como Marx e Engels (2010), Freire (2024), Saviani (2008) e Lima e Colares (2021). A discussão evidencia que a docência, quando crítica e libertadora, torna-se prática de resistência e emancipação. Conclui-se que o espaço escolar pode promover inclusão, consciência crítica e transformação social, mesmo em contextos historicamente marcados pela exclusão.

Biografía del autor/a

Ewerton Ferreira Dias, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação Profissional em Educação – PPPGE/UFT.

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Citas

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 89ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2024a.
. Educação como prática da liberdade. 57ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2024b.
. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 78ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2024c.

LIMA, Glaucilene Sebastiana Nogueira; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. A pesquisa em educação na Amazônia: desdobramentos da pós-graduação.
Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 32, p. 1-16, 2021.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. 3. ed. São Paulo: Boitempo, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiros Escritos.
Campinas: Autores Associados, 2008.
Publicado
2025-06-30