ENSINAR NA AMAZÔNIA: DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E RESISTÊNCIA DOCENTE
Abstract
Este relato de experiência analisa, sob a perspectiva do materialismo histórico- dialético, a prática docente de um professor gay, negro e nortista atuante na educação pública da região amazônica, especialmente no interior do Pará e do Tocantins. O trabalho tem como objetivo refletir sobre práticas pedagógicas que afirmam os direitos humanos, a diversidade e a justiça social, enfrentando normatividades de gênero, raça e classe. A metodologia parte da vivência concreta do autor, articulando a análise crítica com base em referenciais teóricos de autores como Marx e Engels (2010), Freire (2024), Saviani (2008) e Lima e Colares (2021). A discussão evidencia que a docência, quando crítica e libertadora, torna-se prática de resistência e emancipação. Conclui-se que o espaço escolar pode promover inclusão, consciência crítica e transformação social, mesmo em contextos historicamente marcados pela exclusão.
References
. Educação como prática da liberdade. 57ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2024b.
. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 78ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2024c.
LIMA, Glaucilene Sebastiana Nogueira; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. A pesquisa em educação na Amazônia: desdobramentos da pós-graduação.
Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 32, p. 1-16, 2021.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. 3. ed. São Paulo: Boitempo, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiros Escritos.
Campinas: Autores Associados, 2008.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).