ALFABETIZAÇÃO PÓS COVID-19: IMPACTOS E REFLEXOS PARA ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo trazer uma discussão sobre o processo de alfabetização sob o prisma pós-pandêmico. No âmbito escolar, muitos estudantes no Brasil foram deixados à margem do sistema educacional, em grande parte devido à impossibilidade de acessar bens culturais que são produzidos e desfrutados por poucos privilegiados. Os processos de escolarização passaram por desafios significativos devido à pandemia de Covid-19. Entre estes desafios, observa-se o impacto negativo no processo de alfabetização de crianças pequenas nos primeiros anos de escolaridade. A tarefa de alfabetizar e usar tecnologias digitais tornou-se um obstáculo da noite para o dia para escolas, professores, pais ou responsáveis e, mais importante, para as próprias crianças. Estes obstáculos deveram-se às dificuldades de domínio da tecnologia, aos encargos financeiros impostos às famílias para terem acesso às redes sociais e aos desafios de obtenção dos equipamentos necessários para participar no processo de escolarização online que continuou durante dois anos durante a pandemia. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza básica, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, que visa compreender o cenário da alfabetização pós-pandemia, levando em consideração as práticas pedagógicas, com foco na recuperação das lacunas de aprendizagem, no uso adequado das tecnologias educacionais, na promoção de ambientes de leitura e escrita mais interativos e na revalorização das interações presenciais.
Citas
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez 1994.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2009.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GATTI, Bernardete A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, v.34, n.100, p. 29-42, 2020.
HOFFMANN, J. Alfabetização e Letramento: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Moderna, 2006.
KUNIAVSKY, Mike. Observing the user experience: a practitioner’s guide to user research. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2003.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MELO, Raimunda Alves & TASSONI, Elvira Cristina Martins. Desafios de alfabetizadoras no pós-pandemia. Retratos da Escola, p. 18-40, 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.
NÓVOA, Antonio. Formação de Professores: O que é e o que pode ser. Lisboa: Editorial Caminho,1997.
PESSOA, Kalinne Martins. O impacto da pandemia nas práticas de alfabetização e letramento do primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso. Orientador: Diego dos Santos Reis. Trabalho de conclusão de curso – Graduação Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa – PB, 2022, 48 p.
PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. SP: Summus, 1994.
PRAXEDES, Jennifer Guimarães; SANTOS, Cristiane Machado dos; ARAÚJO, Roberta Negrão de. Práticas de Letramento Pós-Pandemia: Relato de Intervenções. Anais do III Colóquios de Política e Gestão da Educação - n.3, 2022, p.276-283.
PRZYLEPA, Mariclei. A educação no Brasil pós-pandemia: o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da prática. IV Colóquio de Política e Gestão da Educação. Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba. Anais do IV Colóquio de Política e Gestão da Educação - n.4, 2023, p.13-20.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SILVA, Kyara Karolyne Ferreira da. Alfabetização em tempos de pandemia: Desafios e possibilidades. Orientadora Maria Irene Miranda. Trabalho de conclusão de curso – Graduação Pedagogia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - MG, 2021, 33 p.
SILVA, Maria Jardiane dos Santos. Impactos no processo de ensino remoto da alfabetização e letramento escolar durante a pandemia Covid-19. Orientadora: Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de Melo. Trabalho de conclusão de curso – Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru – PB, 2021, 28 p.
SILVA, Rafaela Maria. Impactos da pandemia na alfabetização: intersecções entre desigualdades sociais e desigualdades educacionais. Orientador Paulo Henrique. Monografia – Graduação em Pedagogia, Universidade de Brasília, Brasilia - DF, 2022, 41 p.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2016.
SOARES, Magda. Alfabetização: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Cortez, 2020.
UNESCO; BRASIL. Ministério da Educação. Alfabetização como liberdade. Brasília: UNESCO; MEC, 2003. 72 p.
VYGOSTKY, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).