ALFABETIZAÇÃO PÓS COVID-19: IMPACTOS E REFLEXOS PARA ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PALMAS/TO

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo trazer uma discussão sobre o processo de alfabetização sob o prisma pós-pandêmico. No âmbito escolar, muitos estudantes no Brasil foram deixados à margem do sistema educacional, em grande parte devido à impossibilidade de acessar bens culturais que são produzidos e desfrutados por poucos privilegiados. Os processos de escolarização passaram por desafios significativos devido à pandemia de Covid-19. Entre estes desafios, observa-se o impacto negativo no processo de alfabetização de crianças pequenas nos primeiros anos de escolaridade. A tarefa de alfabetizar e usar tecnologias digitais tornou-se um obstáculo da noite para o dia para escolas, professores, pais ou responsáveis ​​e, mais importante, para as próprias crianças. Estes obstáculos deveram-se às dificuldades de domínio da tecnologia, aos encargos financeiros impostos às famílias para terem acesso às redes sociais e aos desafios de obtenção dos equipamentos necessários para participar no processo de escolarização online que continuou durante dois anos durante a pandemia. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza básica, do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, que visa compreender o cenário da alfabetização pós-pandemia, levando em consideração as práticas pedagógicas, com foco na recuperação das lacunas de aprendizagem, no uso adequado das tecnologias educacionais, na promoção de ambientes de leitura e escrita mais interativos e na revalorização das interações presenciais.

Author Biographies

Dorivan Vieira Bezerra, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins. 

Mariany Almeida Montino, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora e Mestre em Educação (UNICAMP), Licenciada em Pedagogia. Professora Pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins. 

Amanda Pereira Costa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra em Educação (UFT), Licenciada em Pedagogia, Docente e Pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins; 

Janaína Senem, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra em Linguística (UFSC), Licenciada em Letras. Professora de Língua Inglesa da Universidade Estadual do Tocantins. 

References

ARDITO, Isabella Biagioni. Métodos de alfabetização e letramento. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Americana. Americana - SP, 2016.
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez 1994.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2009.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GATTI, Bernardete A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, v.34, n.100, p. 29-42, 2020.
HOFFMANN, J. Alfabetização e Letramento: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Moderna, 2006.
KUNIAVSKY, Mike. Observing the user experience: a practitioner’s guide to user research. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2003.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MELO, Raimunda Alves & TASSONI, Elvira Cristina Martins. Desafios de alfabetizadoras no pós-pandemia. Retratos da Escola, p. 18-40, 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.
NÓVOA, Antonio. Formação de Professores: O que é e o que pode ser. Lisboa: Editorial Caminho,1997.
PESSOA, Kalinne Martins. O impacto da pandemia nas práticas de alfabetização e letramento do primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso. Orientador: Diego dos Santos Reis. Trabalho de conclusão de curso – Graduação Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa – PB, 2022, 48 p.
PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. SP: Summus, 1994.
PRAXEDES, Jennifer Guimarães; SANTOS, Cristiane Machado dos; ARAÚJO, Roberta Negrão de. Práticas de Letramento Pós-Pandemia: Relato de Intervenções. Anais do III Colóquios de Política e Gestão da Educação - n.3, 2022, p.276-283.
PRZYLEPA, Mariclei. A educação no Brasil pós-pandemia: o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da prática. IV Colóquio de Política e Gestão da Educação. Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba. Anais do IV Colóquio de Política e Gestão da Educação - n.4, 2023, p.13-20.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SILVA, Kyara Karolyne Ferreira da. Alfabetização em tempos de pandemia: Desafios e possibilidades. Orientadora Maria Irene Miranda. Trabalho de conclusão de curso – Graduação Pedagogia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia - MG, 2021, 33 p.
SILVA, Maria Jardiane dos Santos. Impactos no processo de ensino remoto da alfabetização e letramento escolar durante a pandemia Covid-19. Orientadora: Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de Melo. Trabalho de conclusão de curso – Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru – PB, 2021, 28 p.
SILVA, Rafaela Maria. Impactos da pandemia na alfabetização: intersecções entre desigualdades sociais e desigualdades educacionais. Orientador Paulo Henrique. Monografia – Graduação em Pedagogia, Universidade de Brasília, Brasilia - DF, 2022, 41 p.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2016.
SOARES, Magda. Alfabetização: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Cortez, 2020.
UNESCO; BRASIL. Ministério da Educação. Alfabetização como liberdade. Brasília: UNESCO; MEC, 2003. 72 p.
VYGOSTKY, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Published
2025-09-10