A MENINA, A JANELA E O MUNDO: UMA LEITURA SIMBÓLICA E FORMATIVA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL CONTEMPORÂNEA
Abstract
O conto infantil “A menina que abriu a janela”, de Fernanda Resende, configura-se como uma narrativa envolvente e formativa dentro do universo da literatura infantil contemporânea, no estilo literário maravilhoso. A obra apoia-se em pilares teóricos do gênero, além de evocar elementos simbólicos e estruturais típicos dos contos clássicos. Por meio de uma protagonista que se mostra introspectiva, de uma linguagem poética e de elementos simbólicos construídos, a história aborda temas como medo, aceitação, coragem e pertencimento, sob o viés da imigração. A obra propõe uma experiência estética sensível, em que fantasia e realidade se entrelaçam para revelar os dilemas internos da infância. Ao abordar a diversidade de forma sutil e afetiva, o conto promove empatia e convida à valorização das singularidades. A metáfora da janela amplia-se como um símbolo de transformação pessoal e reconexão com as raízes culturais. Nesse contexto, o livro vai além do entretenimento, ele também educa para o afeto, a memória e o respeito às diferenças.
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